Município prossegue com Operação Integrada no Passil
O Executivo Municipal aprovou a celebração de dois contratos-programa no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada Local Alcochete – Bairro do Passil para vigorarem durante o ano de 2025.
O referido Plano de Ação resulta de uma candidatura da Câmara Municipal de Alcochete no âmbito do Investimento “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa”.
Assim, a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (AFPDM) é o parceiro executor dos projetos “Mercado de Oportunidades” e “ComuniArte (A Música vai à Escola”), com um financiamento de 33 mil euros e 14.424 euros, respetivamente.
Nestes projetos estão incluídas várias atividades, entre as quais a promoção da aquisição de competências básicas, pessoais e sociais das crianças e alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, a realização de oficinas de Iniciação Musical, a dinamização de quatro espetáculos didáticos no âmbito da música e da dança, a criação e dinamização de uma Rede de Empregabilidade Local e de um Núcleo Empresarial Local, a dinamização de ações de capacitação em modalidade de workshop e a dinamização de um programa de literacia digital.
A Câmara Municipal de Alcochete também aprovou a celebração de um contrato – programa com a Associação para o Desenvolvimento de Alcochete (ADA), que se assume como parceiro executor dos projetos EMPODERA-TE E HUB SOCIAL, com um orçamento de 93.562,86 euros e 20.638,72 euros, respetivamente.
Neste âmbito serão realizados workshops, ações formativas e webinars sobre violência no namoro e violência sobre pessoas idosas, bullying e cyberbullying, assédio moral e sexual e igualdade de género, entre outros.