• 212 348 600/1
    • geral@cm-alcochete.pt

MUNICíPIO \ Notícias \ 2025

Mário Catalão Boieiro defende Assembleia Municipal como “espaço privilegiado de participação democrática”

  • 29/11/2025 14:15:00

A cerimónia de instalação da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Alcochete decorreu no dia 23 de outubro, no Núcleo de Arte Sacra/Igreja da Misericórdia, e contou com a presença de representantes de diversas entidades civis, militares, religiosas, bem como de empresários, profissionais da educação, da saúde e munícipes.

No momento da tomada de posse, o presidente reeleito da Assembleia Municipal, Mário Catalão Boieiro, afirmou assumir o cargo com “sentido de responsabilidade, honra e compromisso”. O autarca recordou que, há oito anos, tomou posse pela primeira vez nas mesmas circunstâncias e destacou a continuidade da liderança do Partido Socialista nos órgãos autárquicos do concelho, “de forma democrática e com lisura”, apesar das críticas de inexperiência então dirigidas à equipa.
Boieiro felicitou todos os eleitos das diferentes forças políticas, apelando a um mandato pautado pelo “respeito mútuo” e pelo “compromisso com o serviço público”.
O presidente sublinhou o papel da Assembleia enquanto órgão deliberativo e de fiscalização, descrevendo-a como “um espaço privilegiado de participação democrática e de promoção de políticas que respondam às reais necessidades das populações”.
Entre as prioridades assumidas para o mandato, destacou a defesa de políticas que conciliem crescimento económico com proteção ambiental, o ordenamento equilibrado do território, a promoção da mobilidade sustentável e o apoio a políticas sociais que garantam que “ninguém fica para trás”. Para Boieiro, o desenvolvimento deve ter como foco central “a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
O autarca alertou ainda para a importância de preservar a identidade urbana: “As cidades e vilas são espaços de vida, memória e relações humanas. Cada edifício construído sem critério pode representar um pedaço dessa identidade que se perde”.
No encerramento da intervenção, Boieiro afirmou que “a política precisa de coragem”, defendendo a necessidade de dizer a verdade mesmo quando isso “não gera consenso ou votos”. “Tomamos posse para servir e servir é, antes de mais, dizer a verdade e agir com coragem”, concluiu.Mário Catalão Boieiro: “A Assembleia é um espaço privilegiado de participação democrática”
 Na sessão de tomada de posse também usaram da palavra os representantes das forças políticas eleitas: Ana Maduro (PS), Sofia Giro (Chega), João Gonçalves (AD - Alcochete Diferente), Ana Luísa Lourenço (CDU) e Rui Dias (Iniciativa Liberal).
Composição
Mesa da Assembleia Municipal
Presidente
Mário Manuel Catalão Boieiro (PS)
1.º Secretário
Carlos Manuel Rosa Correia (PS)
2.º Secretário
Mafalda de Almeida Catalão (PS)
 
Grupo Municipal do Partido Socialista - PS
Ana Lúcia Felgueira Maduro
Ricardo Alexandre Gomes Loureiro
Diogo da Silva Mourão
José João Pereira Tavares
Carla Alexandra Afonso Farinha
João Agostinho da Costa Carapinha Espiga
Elisa Beatriz de Jesus Massaroca
João Manuel Fernandes dos Santos
 
Grupo Municipal do Partido CHEGA
Sofia Reis Giro
Sónia Paula Malvas Rodrigues Grilo
Nuno Alexandre Carvalho Monteiro
 
Grupo Municipal da Coligação AD - Alcochete Diferente CDS-PP.PPD/PSD
João Diogo Dias da Silva Gonçalves
Jorge Manuel de Sousa Sinquenique
Ana Carlota Rodrigues Marques
 
Grupo Municipal da Coligação Democrática Unitária – CDU
Ana Luísa Giro Pereira dos Santos Lourenço
Álvaro Jacinto Costa
Ana Cristina Tavares de Almeida Brandão
Grupo Municipal da Iniciativa Liberal - IL
Rui Jorge Pereira Dias

Conteúdos Relacionados