Município associa-se ao exercício “A Terra Treme”
Hoje, dia 5 de novembro, às 11h05, realizou-se o exercício nacional “A Terra Treme” de sensibilização para o risco sísmico, numa iniciativa da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
No concelho de Alcochete, o Serviço Municipal de Proteção Civil escolheu a Escola Básica de São Francisco para a realização do exercício, que ficou confinado à sala de aula devido à chuva.
Esta iniciativa contou com a participação dos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil, coordenado por João Marques, e do técnico superior de Segurança do município, Mário Gonçalves.
Precisamente à hora marcada, os alunos realizaram três passos simples: baixar, proteger e aguardar. Depois, obedecendo às instruções do professor, saíram da sala de forma ordeira e em silêncio. Quando regressaram à sala responderam em uníssono quais são os três gestos simples que tinham realizado e que podem salvar vidas.
O coordenador municipal da Proteção Civil salientou que o exercício “A Terra Treme” se realiza em todas as escolas do País e que, há vários anos, também é feito nas diversas escolas do concelho. “Acima de tudo, se a terra tremer, vocês sabem o que têm de fazer, seja na escola, seja fora da escola”, disse João Marques às crianças participantes no exercício. “Temos que encontrar sempre um local seguro para nos protegermos porque não sabemos quando vai acontecer um sismo, mas um dia pode acontecer e temos de estar preparados”, salientou.