Município inaugura 6 novos fogos de habitação social
Esta quinta-feira, 22 de maio, o Município de Alcochete inaugurou oficialmente 6 fogos no Alto do Castelo incluídos no projeto de habitação social, reforçando o compromisso de criar condições de vida mais dignas para os munícipes que mais precisam.
Numa cerimónia informal, a placa foi descerrada pelo Presidente da Câmara, Fernando Pinto, e pela Vice-Presidente da Câmara Maria de Fátima Soares, com o pelouro do Setor de Desenvolvimento Social. A iniciativa contou também com a presença dos Vereadores Pedro Lavrado e Ana Sofia Maduro, da presidente da Junta de Freguesia de Alcochete, Maria Manuel Maduro, do Presidente da Junta de Freguesia de São Francisco, João Santos, de representantes das empresas de construção que edificaram a obra, e alguns funcionários municipais.
“Um dia muito feliz, particularmente feliz!”, nas palavras do Presidente da Câmara que, no discurso inaugural, agradeceu a todos os que trabalharam para tornar possível esta realidade. Segundo Fernando Pinto “(...) o sentimento é o de dever cumprido, na conclusão deste primeiro passo (no combate à crise habitacional local). É um privilégio iniciar este caminho, com obra terminada dentro do prazo, com o empenho de todos os que nela estiveram envolvidos. Há mais de 20 anos que não era construído, de raiz, um edifício de habitação social em Alcochete e é uma alegria imensa fazer parte deste projeto.”
Localizadas no Alto do Castelo, as habitações construídas no âmbito do Programa 1.º Direito/Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) são de tipologia T2, com WC, arrecadação e cozinha equipada. Os 6 fogos estão distribuídos por três lotes com rés-do-chão e primeiro andar, cada um, e entradas independentes.
Este é apenas o primeiro passo na Estratégia Local de Habitação, que visa dar resposta a uma realidade crescente no concelho de Alcochete, marcada pela urgência em garantir o acesso à habitação como um direito essencial.
Como afirma Fernando Pinto, “(...) Não queremos deixar ninguém para trás! Iremos continuar a reunir todos os esforços no sentido de dar uma vida mais digna a quem vive em condições deploráveis”.
Neste sentido, foi já adjudicada a construção de 14 novos fogos, distribuídos por dois edifícios de cinco pisos, na Rua Capitão Salgueiro Maia, num investimento de cerca de 2,5 milhões de euros + IVA. Em reunião de câmara foi também aprovado o início do procedimento de concurso público para a construção de mais 8 fogos, no mesmo local, reforçando a resposta habitacional do concelho.
Num futuro próximo, está também previsto um projeto de habitação a preços acessíveis.
Ainda nas palavras do presidente da câmara, o município está “empenhado neste trabalho, reunindo esforços para que Alcochete mantenha a sua identidade e, dentro do possível, a vida possa sorrir a todos”.
Continuamos a trabalhar por Alcochete!