• 212 348 600/1
    • geral@cm-alcochete.pt

MUNICíPIO \ Notícias \ 2023

Município apoia movimento associativo

  • 12/12/2023 11:52:06

Na reunião de 6 de dezembro, a Câmara Municipal de Alcochete aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoios financeiros para o movimento associativo desportivo, cultural e social.

Para a câmara municipal, “o movimento associativo tem um papel determinante no desenvolvimento local, com uma intervenção inequívoca neste território, pelo que há que garantir o apoio às associações e aos seus dirigentes, procurando atenuar as dificuldades quotidianas sentidas para manter o funcionamento da sua atividade, regular ou pontual, com a devida definição de critérios, respeitando os princípios da equidade social”.

Para o Grupo Desportivo Alcochetense foi aprovada uma verba de 28 mil euros para apoio à atividade em 2023 deste clube que proporciona às crianças e jovens do concelho a prática do futebol, râguebi, ténis e basquetebol, destacando-se a participação da equipa de juniores masculinos no campeonato de futebol da 2.ª Divisão Nacional.

Para a Associação Alcochete Aktivo e para o Ténis Clube de Alcochete foram aprovados dois apoios financeiros no valor de 1.200 euros para cada associação para apoio às atividades realizadas durante este ano.

A Associação Alcochete Aktivo promove várias iniciativas ao longo do ano, nomeadamente a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa, a interação com as escolas e a Prova do Sal. O Ténis Clube de Alcochete destaca-se pela dinamização de vários desportos, entre os quais o ténis, voleibol e badminton.

Na área da cultura foi aprovado um apoio financeiro de 6 mil euros ao Conservatório Regional de Artes do Montijo, no âmbito do protocolo existente entre o município e a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, que apoia cerca de 80 alunos do concelho de Alcochete no âmbito da formação artística nas áreas da música e do bailado.

No âmbito social, a câmara municipal aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 650 euros para a Igreja Paroquial de São Brás do Samouco para garantir o reforço alimentar dos cabazes de Natal distribuídos a todos os agregados familiares carenciados do concelho.

A Igreja Paroquial de São Brás do Samouco, através do Grupo Socio-caritativo, realiza um importante e insubstituível papel social no apoio a pessoas e famílias carenciadas ou em situações de emergência social e garante a resposta alimentar semanal a 383 pessoas.

Conteúdos Relacionados