Freguesia de São Francisco festeja 40.º aniversário
A Freguesia de São Francisco festejou o seu 40.º aniversário com a realização de uma sessão solene no dia 26 de janeiro no salão da Junta de Freguesia.
A sessão solene contou com a presença de várias individualidades, entre as quais os presidentes da câmara e da Assembleia Municipal, os vereadores, os presidentes das Juntas de Freguesia de Alcochete e Samouco, os autarcas da Freguesia de São Francisco e os representantes de várias instituições do concelho, tais como o Padre Jorge Almeida, o comandante da GNR e o diretor do Agrupamento de Escolas de Alcochete.
O presidente da Câmara Municipal de Alcochete destacou a importância da celebração da elevação de São Francisco à categoria de Freguesia. “Ao afirmar e proclamar que São Francisco se encontra em festa é simultaneamente assinalar e perpetuar na história desta freguesia, que aqui estamos a vivenciar um momento de fulgor, de crescimento e sobretudo de unidade”, disse Fernando Pinto.
“Hoje São Francisco é, mais do que ontem, uma freguesia mais desenvolvida e atrativa e com um pendor cada vez mais urbano. O surgimento de uma nova centralidade perante Alcochete tem, aliás, a nossa marca identitária. Uma nova centralidade que este território assume e o enquadramento na malha urbana tem tornado esta freguesia definitivamente mais atrativa ao investimento público e privado”, referiu o autarca.
Fernando Pinto elogiou o trabalho realizado pela Junta de Freguesia, liderada por João Santos, em parceria com a câmara municipal e sobretudo com todo o movimento associativo da freguesia.
Salientou também que a elevação de São Francisco a Freguesia “foi o resultado da determinação de mulheres e homens simples, pessoas que do trabalho fizeram as suas vidas, nem sempre fáceis”.
“A Freguesia de São Francisco vive uma era de desenvolvimento que não vivia há pelo menos uma década e reafirmamos a nossa posição de continuarmos a investir exponencialmente em todo o concelho e particularmente nesta freguesia”, referiu o presidente da Câmara, salientando que o município está empenhado na construção do Complexo Desportivo de São Francisco, na requalificação do largo dos Arcos e na requalificação da rua do Alto da Pacheca, entre outras obras.
“São Francisco está em festa. Celebremos a freguesia e a sua população por inteiro. Todos têm a sua missão e o empenho de todos é de facto indispensável para que São Francisco continue a ser aquilo que a população quiser que seja, nós estaremos cá para servir e concretizar”, afirmou o autarca.
O presidente da Junta de Freguesia de São Francisco agradeceu a presença de todos, facto que considerou ser “sinónimo de consideração, respeito e amizade pela freguesia”.
“Celebrar este dia é também um momento de reflexão, de partilha de sentimentos, de ideias para conhecer e perceber o caminho percorrido e o que ainda queremos continuar a percorrer”, disse João Santos, acrescentando que “São Francisco é uma localidade moderna, tranquila, arejada e alinhada com o progresso”, o que tem atraído mais residentes, “essencialmente pessoas jovens, conforme consta nos Censos de 2021”.
Para o autarca, “comemorar 40 anos é também honrar os homens e as mulheres que dão e deram o seu melhor, desempenhando as funções que lhes foram confiadas, quer nos órgãos executivos, nas assembleias de freguesia, quer como funcionárias e funcionários”.
João Santos sublinhou que tem sido prioridade do atual Executivo da Junta “uma gestão financeira equilibrada e certa, um grande sentido de proximidade, vizinhança e cidadania, onde as crianças, os idosos e os mais vulneráveis e carenciados são a prioridade”.
O autarca destacou que este ano serão homenageadas as associações da freguesia, a saber a Sociedade Recreativa, o Futebol Clube, o Rancho Folclórico Os Camponeses de São Francisco, a Associação das Tradicionais Festas de Confraternização, o Grupo Motard do Convento e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de São Francisco.
“Decidimos homenagear estas coletividades e associações como forma de agradecimento às pessoas que compõem os atuais, anteriores e futuros órgãos sociais, que abdicam de muitas horas da sua vida, de forma altruísta, voluntária e gratuita”, afirmou João Santos, que também endereçou uma palavra de elogio às tertúlias “pelo envolvência e participação nas festas de São Francisco.
“Continuaremos empenhados em trabalhar num modelo de governação de proximidade, responsável, honesto e de portas abertas a todos”, concluiu o autarca.