Auditório do Fórum vai chamar-se “Maestro António Menino”
A Câmara Municipal de Alcochete aprovou por unanimidade a atribuição do nome do “Maestro António Menino” ao auditório do Fórum Cultural de Alcochete, na reunião de câmara de 22 de janeiro.
A proposta, apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Alcochete, visa homenagear o Maestro António Francisco Rei Menino, cuja trajetória, marcada pela excelência, dedicação e paixão pela música, deixou um legado indiscutível que continuará a influenciar gerações de músicos e o público em geral.
António Menino iniciou os estudos musicais aos 10 anos de idade, com o seu pai. Mais tarde fez o curso de Clarinete na Escola de Música do Conservatório Nacional e posteriormente estudou na Escola Superior de Música de Lisboa.
Entre 1981 e 2015 fez parte dos quadros da banda da Armada, onde desde 1983 desempenhou funções de solista, coordenador de naipe e professor.
Da sua discografia fazem parte vários CDs da Banda da Armada e da Orquestra Sinfonia B, tendo ainda colaborado como Solista no CD “The Art of Duo” do Clarinetista Paulo Gaspar, seu colega de naipe na Banda da Armada. Como Maestro gravou três CDs com a Banda da Sociedade Imparcial 15 de janeiros de 1898 e um com a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.
Foi ARTISTA SELMER, tocando clarinetes Selmer, modelos Muse (Sib) e Signature (Lá).
A sua carreira foi recheada de momentos importantes, foi concertista em várias ocasiões, tanto em Portugal, como no estrangeiro. Todo o seu percurso enquanto músico e professor foi sempre reconhecido entre os seus pares e em janeiro de 2024, a Câmara Municipal de Alcochete reconheceu a excelência de António Menino, como músico, maestro e professor, com a atribuição da medalha Municipal de Mérito.
Enquanto Maestro, António Menino conquistou vários prémios em concursos nacionais e internacionais. Todos estes prémios foram alcançados com as bandas que superiormente dirigiu, nomeadamente a banda da Sociedade Imparcial 15 de janeiro de 1898 de Alcochete e a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense de Reguengos de Monsaraz.
O Maestro António Menino é uma figura incontornável no que respeita ao fomento da cultura musical em Alcochete. Foi diretor artístico da Banda da Sociedade Imparcial de Alcochete desde 1998, até ao dia em que partiu, em fevereiro de 2024, deixando Alcochete, Portugal e o mundo mais pobres.
Foi ainda diretor artístico do FICA – Festival Internacional de Clarinete de Alcochete desde 2021, evento realizado no Fórum Cultural de Alcochete e que ganhou uma dimensão nacional e internacional, muito pelo empenho e dedicação de António Menino.
Deste modo, ao associar o nome do maestro António Menino ao auditório do Fórum Cultural de Alcochete, o executivo municipal pretende reforçar o compromisso com a valorização da cultura e da educação, prestando tributo a uma das figuras mais significativas da nossa história musical.