Árvore do Mercado intervencionada
Na sequência do incidente ocorrido na sexta-feira passada, que envolveu a queda de alguns ramos da árvore de género Araucaria, situada à entrada do Mercado Municipal, foi necessário proceder à remoção de mais alguns ramos por motivos de prevenção e segurança.
Com o objetivo de avaliar o estado da árvore e identificar eventuais riscos adicionais, a Câmara Municipal contactou uma empresa especializada. Feita a avaliação fitosanitária foi concluído que a araucária se encontra em boas condições. Segundo o parecer técnico, a queda de ramos poderá ter sido causada pelo excesso de frutificação verificado na árvore.
Por este motivo, a solução mais adequada para garantir a segurança de todos consistiu no corte dos ramos com frutificação mais abundante, com o intuito de prevenir novas quedas e equilibrar a estrutura da árvore.
Concluídos os trabalhos, está reposta a normalidade na circulação junto ao Mercado Municipal, que reabrirá esta terça-feira, dia 1 de julho, no horário habitual.
Durante este processo, foram igualmente avaliadas outras araucárias existentes no concelho, tendo-se verificado a necessidade de intervir, por precaução, nalguns exemplares, com o corte de ramos mais pesados devido ao excesso de frutos.
Agradecemos, desde já, a sua compreensão e pedimos desculpa por qualquer incómodo causado.