Alcochete recebe Nossa Senhora dos Avieiros
Dentro de poucos dias chega a Alcochete o XI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, trazendo à vila a visita da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros.
O cruzeiro de embarcações tradicionais, que percorre cerca de 300 km pelo rio, deverá chegar a Alcochete na segunda-feira, dia 23 de junho.
Este ano, a participação no cruzeiro é aberta à população com alguns lugares disponíveis no Bote Leão para acompanhar a imagem de Nossa Senhora pelo rio.
Segunda-feira, dia 23 de junho, o Bote Leão tem saída prevista às 09h30 para ir ao encontro do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo no Parque das Nações e daí acompanhar a embarcação com a imagem da Senhora dos Avieiros até à nossa vila.
Se desejar participar nesta procissão poderá, a partir de hoje, 17 de junho, reservar lugar no Bote Leão (com máximo de 4 lugares por requerente e limitado aos lugares disponíveis no bote). As reservas poderão ser feitas via telefone para o 212 348 655 ou presencialmente no posto de turismo (Igreja da Misericórdia, Largo da Misericórdia).
O XI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo tem chegada prevista a Alcochete às 12h00 de sábado e, como já é habitual, a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros permanecerá na galilé da Igreja da Misericórdia para veneração.
Terça-feira, dia 24, às 11h00, o XI Cortejo Religioso e Cultural do Tejo seguirá para o Montijo e, se desejar, poderá também reservar lugar no Bote Leão para acompanhar o cruzeiro até à Ponte Vasco da Gama. A reserva terá que ser feita através dos contactos acima referidos e com as limitações já indicadas.
O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, organizado pela Confraria Ibérica do Tejo em parceria com a Stella Maris Portugal, e com o Alto Patrocínio da Presidência da República, homenageia as comunidades que, desde meados do século XIX e durante o século XX, migraram para o rio Tejo com os seus barcos à procura de sustento, numa primeira fase fazendo dos barcos as suas casas e mais tarde fixando-se ao longo das margens do rio.