• 212 348 600/1
    • geral@cm-alcochete.pt

MUNICíPIO \ Notícias \ 2025

Alcochete acolhe o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo

  • 23/06/2025 13:51:56

Ao final da manhã desta segunda-feira, 23 de junho, o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo atracou em Alcochete, trazendo à vila, como é já tradição, a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros.

A imagem percorreu o Tejo acompanhada pelo Bote Leão e cerca de uma dezena de outras embarcações, desde o Parque das Nações até à Ponte Cais.

Presentes na Ponte Cais, recebendo solenemente a imagem de Maria estiveram o Pe. Jorge Almeida, pároco de Alcochete, o presidente da câmara, Fernando Pinto, a vice-presidente da câmara, Maria de Fátima Soares, os vereadores Pedro Lavrado e Ana Maduro, também o presidente da junta de freguesia do Samouco, Joel Rodrigues, e dezenas de devotos.

Marcaram, ainda, presença nesta receção os Bombeiros Voluntários de Alcochete, representados pelo presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcochete, Carlos Folgado, o comandante Paulo Vieira e o 2.º comandante, José Martins.

Aos bombeiros coube a missão de transportar o andor de Nossa Senhora dos Avieiros em parte do caminho até à Igreja da Misericórdia, onde a imagem permanecerá esta segunda-feira.

Já junto à Igreja da Misericórdia, o presidente da câmara, Fernando Pinto, lembrou a imagem de Alcochete, vila desde há muito ligada ao rio, agradecendo aos pescadores e, em especial, à família que, ainda hoje mantém esse trabalho e essa tradição. O autarca frisou a mensagem de fé que “carrega” o Cruzeiro do Tejo, mas sobretudo “(...) a mensagem de esperança vestida da Mãe de todos nós(...)” desejando que possa ajudar todos a refletir naquilo que possa ser um mundo melhor. “Mais do que uma honra” - afirma Fernando Pinto – “esta visita é uma bênção, e que esta bênção possa chegar a todos, para que na nossa terra possamos continuar a viver uns pelos outros, mantendo vivas as nossas tradições e a nossa vivência em comunidade”.

Com alguma emoção, Luís Godinho, presidente da Confraria Ibérica do Tejo, agradeceu a Alcochete a receção do cruzeiro, considerando que esta é uma terra onde sempre se sente em casa e pela qual nutre um carinho especial.

A cerimónia terminou com algumas palavras do Pe. Jorge Almeida lembrando todos os avieiros de Portugal e reconhecendo a importância do Cruzeiro Religioso do Tejo como forma de recordar “(...) tantos que ao longo dos anos fizeram do rio o seu trabalho e do barco a sua casa.”

A imagem de Nossa Senhora dos Avieiros, como já é habitual, irá permanecer na galilé da Igreja da Misericórdia até amanhã às 11h00, hora em que, novamente acompanhada pelo Bote Leão, seguirá caminho pelo rio até ao Montijo.

Conteúdos Relacionados