Alcochete acolhe encontro sobre Bibliotecas da AML
Decorreu no dia 3 de junho, na Biblioteca de Alcochete, mais uma reunião do Grupo de Trabalho Metropolitano dedicado à Rede de Bibliotecas Municipais e Públicas da Área Metropolitana de Lisboa (AML).
O encontro reuniu os 18 municípios que compõem a AML, incluindo, Alcochete, representado pelo presidente da câmara, Fernando Pinto. Contou ainda com a presença, do diretor-geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Luís Santos, do secretário metropolitano, Emanuel Costa e do coordenador do Grupo de Trabalho da Rede das Bibliotecas da AML, Marto Alves.
A sessão teve início com a intervenção do secretário metropolitano, que fez um balanço do trabalho desenvolvido até à data e deixou uma palavra de reconhecimento ao trabalho dos bibliotecários municipais presentes.
Seguiu-se o acolhimento oficial por parte do presidente da câmara de Alcochete, Fernando Pinto, que destacou o simbolismo de acolher esta reunião numa “casa dos sonhos”, como apelidou a Biblioteca Municipal. Apelou ainda à coragem e ao entusiasmo dos profissionais das bibliotecas, enaltecendo o trabalho que realizam diariamente:
“É com vocês, em particular, que este trabalho é feito com a dignidade que merece. Não se assustem com os desafios do futuro e continuem a sonhar”, disse.
Também o diretor-geral da DGLAB, Luís Santos, reforçou o compromisso da Direção-Geral com a valorização das bibliotecas como espaços de inovação e inclusão, especialmente num tempo marcado pela transição digital.
“Hoje as bibliotecas são casas de sonhos porque vocês, e agora permitam-me dizer, nós, fomos construindo esses sonhos. Muitas vezes estiveram sozinhos, mas hoje estamos aqui para dizer-vos que não estão, nem estarão, sozinhos.”
Durante a reunião, foram abordados quatro temas principais: o ponto de situação dos subgrupos de trabalho, o plano de atividades para a rede de bibliotecas, a utilização da plataforma PressReader e o plano de comunicação conjunto.