Operação integrada vai beneficiar Bairro do Passil

Situado na zona rural da freguesia de Alcochete, o Bairro do Passil vai beneficiar da concretização de quatro projetos de intervenção social que representam um investimento que ultrapassa os 150 mil euros.
Neste contexto e no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada Local Alcochete – Bairro do Passil, a câmara municipal aprovou a celebração de quatro contratos-programa que contam com os apoios financeiros do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do investimento “Comunidades em Ação - Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa”.
No que se refere à concretização do projeto Centro de Recursos, que tem um orçamento de 57 mil euros, e do projeto Emprego Apoiado, no valor de 15.460,20 euros, o município aprovou o estabelecimento dos respetivos contratos-programa com a CERCIMA – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete.
O contrato-programa relativo ao Centro de Recursos define as condições e apoios a atribuir para a realização de atividades e o contrato-programa do projeto Emprego Apoiado envolve a realização de ações de formação, pesquisa de empresas, integração em contexto de trabalho e acompanhamento dos beneficiários e dos seus processos e ainda o apoio à integração de pessoas com deficiência.
O município estabeleceu também um contrato-programa com a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo para a concretização do projeto Mercado de Oportunidades, operação que abrange a freguesia de Alcochete. Este projeto contempla as seguintes atividades: criação e dinamização de uma Rede de Empregabilidade Local e de um Núcleo Empresarial Local, a dinamização de ações de capacitação em modalidade de workshop, a dinamização de um programa de literacia digital e a articulação com entidades parceiras e representa um investimento de 72.918,02 euros.
A câmara municipal aprovou também um contrato-programa com a Associação para o Desenvolvimento de Alcochete como entidade executora do projeto EMPODERA-TE que tem como atividades a promoção e prevenção nas áreas da violência e igualdade de género através de um plano de formação “indoor” e “outdoor” e que tem definida uma verba de 15.466,25 euros.