Câmara aprova projetos para o Passil








Na reunião de 13 de setembro, o município de Alcochete aprovou três projetos para o Passil que consistem nas requalificações do Campo de Futebol de 11, da Escola Básica e Jardim de Infância e do Centro Social num investimento global superior a três milhões de euros.
A concretização destes projetos está inserida no Plano Comunidades em Ação, no âmbito das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa, apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A requalificação do campo de futebol 11 do Passil assenta numa lógica de apoio ao desporto e às atividades desportivas no seu todo. Para o executivo municipal, a viabilização deste projeto, cuja estimativa orçamental é de 2.039.865,15 euros + IVA, funcionará como uma alavanca para o desenvolvimento do desporto no município de Alcochete por se tratar de um equipamento capaz de mobilizar, por si só, um conjunto de dinâmicas sociais e económicas.
O futuro equipamento será dotado das condições necessárias à prática desportiva de competição, nomeadamente através da implementação de um relvado sintético capaz de assegurar a prática de futebol de 11 e de râguebi, da construção de um novo edifício de apoio, integrando quatro balneários/vestiários e demais espaços complementares, e da construção de uma bancada.
Estimada em 890.322,16 euros + IVA, a requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância do Passil contempla, no que se refere ao 1.º Ciclo, o edificado pré-existente com a introdução e reorganização de espaços destinados a espaço polivalente, biblioteca, duas salas de aula e sala de educação plástica. A área que vai ser ampliada contempla a criação do átrio de entrada, gabinete de professores/atendimento, sala de professores, instalações sanitárias para professores, alunos e mobilidade condicionada, jardim de infância com sala de atividades, vestiário, instalações sanitárias para crianças, refeitório/polivalente, copa suja, copa limpa, lixos, arrumos, arrumação de material exterior e recreio exterior coberto.
Quanto à requalificação do Centro Social do Passil, esta intervenção inclui a ampliação deste edifício municipal para alargar a prestação de serviços a várias faixas etárias e assim mobilizar dinâmicas e proporcionar uma maior interação social na comunidade local.
Com uma estimativa de custo de 314.014,85 euros + IVA, este projeto preconiza a reorganização dos espaços interiores do edifício e a requalificação do seu espaço exterior imediato que contribuirá para a valorização do polo social e cultural do Passil.