Câmara aguarda propostas dos jovens

Na reunião de câmara de 24 de maio, o Executivo Municipal aprovou uma verba de 10 mil euros para a concretização dos projetos inseridos no Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Alcochete no ano de 2023.
“A implementação do Orçamento Participativo Jovem no concelho de Alcochete traduz-se na valorização da participação democrática, da cidadania e da gestão autárquica aberta, próxima e inclusiva, visando uma aproximação das políticas públicas locais às reais e expectantes necessidades dos jovens”, disse a vice-presidente e vereadora com o pelouro da Juventude.
Maria de Fátima Soares acrescentou ainda que “os adolescentes e jovens são reconhecidos como cidadãos do presente, com direito a participar na gestão e melhoria da vida comunitária, em igualdade de condições com os adultos, disponibilizando-se os canais e ferramentas adequados”.
A apresentação de propostas por parte dos jovens com idades entre os 14 e 30 anos está a decorrer nos meses de maio e junho.
Podem ser submetidas todas as propostas que se enquadrem nas seguintes áreas: urbanismo; turismo, comércio e empreendedorismo jovem; desporto; diversão e lazer; sustentabilidade ambiental; educação; ação social; tecnologia; infraestruturas rodoviárias; trânsito e mobilidade; juventude e cultura.
As candidaturas devem ser submetidas através do preenchimento de um formulário disponível no website da https://boxj.pt, onde estão disponíveis todos os passos que o proponente deve seguir para participar.