Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Banco de Ajudas Técnicas: equipamentos podem ser requisitados a custo zero

Cadeias bat 1 750 2500
13 Março 2012
No Concelho de Alcochete está em curso uma campanha solidária com vista a angariar equipamentos que auxiliem os cidadãos que necessitam de cuidados de saúde ou que apresentam uma mobilidade reduzida. Canadianas, muletas, cadeiras de rodas ou andarilhos são exemplos de equipamentos que podem ser doados para o Banco de Ajudas Técnicas e que, posteriormente, serão emprestados, a custo zero, a quem mais precisa.

De forma a dar uma resposta social eficaz, a Rede Social de Alcochete definiu como uma prioridade no seu plano de acção, a criação de um Banco de Ajudas Técnicas.

O conceito de funcionamento deste Banco é simples e permite dar uma resposta rápida. Através de um sistema de empréstimo gratuito, os munícipes podem requisitar equipamentos que auxiliam nos processos de reabilitação e até mesmo na melhoria ou manutenção da qualidade de vida.

Durante o período de recuperação do seu problema de saúde, o munícipe beneficia deste equipamento e, posteriormente, devolve à instituição para que o mesmo possa ser novamente utilizado por outros cidadãos.

O Banco de Ajudas Técnicas trata-se de uma iniciativa social cujo sucesso está dependente do envolvimento da comunidade local. Assim, solicita-se a todos os cidadãos que possam ceder este tipo de equipamentos que os entreguem na Santa Casa da Misericórdia, no Centro de Saúde de Alcochete ou na Divisão da Educação, Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal.

Por sua vez, os munícipes que queiram efectuar um pedido de empréstimo de Ajudas Técnicas podem dirigir-se ao Centro de Saúde, à Santa Casa da Misericórdia, ao Centro Comunitário Cais do Sal ou ao Sector de Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal com a prescrição do equipamento necessário.

Para requerer os apoios previstos no Banco de Ajudas Técnicas, o requerente tem que residir no Concelho de Alcochete, ser portador de incapacidade ou de deficiência e que, por isso, careça de ajudas técnicas ou que tenha rendimentos mensais iguais ou inferiores ao salário mínimo nacional em vigor à data do pedido. Este último critério pode ser substituído por uma análise sócio-económica que justifique a situação de necessidade.

Contactos:

Santa Casa da Misericórdia
Largo Barão de Samora Correia 2890-029 Alcochete
Telefone: 212 340 120

Centro de Saúde de Alcochete
Rua Capitão Salgueiro Maia 2890 – 041 Alcochete
Telefone: 212 349 320

Câmara Municipal de Alcochete – Sector de Desenvolvimento Social e Saúde
Escola Conde Ferreira, Largo Barão de Samora Correia – 2890-029 Alcochete
Telefone: 212 348 646

Município de Alcochete © 2021 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze