• 212 348 600/1
    • geral@cm-alcochete.pt

VISITAR \ O Concelho \ História \ Comemorações 500 Anos do Foral

Provas equestres assinalam os 500 Anos do Foral de Alcochete

  • 17/05/2015 08:28:19

As potencialidades do turismo equestre na região estiveram em destaque na cerimónia que decorreu no dia 21 de Maio, no Núcleo de Arte Sacra, durante a qual foi apresentado o Festival Internacional da Primavera – 500 Anos das Comemorações do Foral de Alcochete, que vai decorrer de 29 a 31 de Maio, no Pólo Equestre de Rio Frio.

Alcochete é um concelho com identidade e personalidade, assentes nas características das nossas gentes, das nossas tradições, da nossa relação com o rio Tejo, com a lezíria, com os cavalos e com os toiros”, salientou o presidente da Câmara Municipal, uma identidade que deve consolidar-se através da associação, no âmbito da centralidade do Concelho no Arco Natural do Tejo, “ao turismo da Natureza ou da biodiversidade, ao turismo equestre e ao turismo de shopping”.

“O turismo equestre é uma valência que nós queremos e vamos aproveitar”, salientou Luís Miguel Franco. “Trilhámos um caminho comum desde 2008 que tem uma visão estratégica para o Concelho de Alcochete e que não integra somente a Herdade de Rio Frio, com o Centro de Interpretação Arqueológico, mas integra também a Herdade da Barroca d´Alva, com os cavalos, um projecto que é comum e inovador e pode ser claramente diferenciável ao nível da Área Metropolitana de Lisboa”, disse.

Em relação à Sociedade Agrícola de Rio Frio, o edil destacou a disponibilidade de Rio Frio para acolher acções comuns no âmbito das comemorações dos 500 Anos da atribuição do Foral a Alcochete, nomeadamente “através da realização de duas provas equestres” nos dias 29 a 31 de Maio.

A cooperação entre o Município de Alcochete e a Sociedade Agrícola de Rio Frio foi também realçada na intervenção de José Augusto Ramos Rocha, presidente do Conselho de Administração da sociedade.

“Temos vindo a trabalhar com a Câmara Municipal desde 2008, um trabalho profundo, repartido, uma parceria estratégica profundamente assumida por ambas as partes e que tem como objectivo essencial contribuir para o enriquecimento e valorização económica do património histórico, cultural e natural do Concelho”, referiu José Ramos Rocha.
O presidente da Sociedade de Rio Frio frisou que um dos eixos estratégicos da afirmação

da centralidade no Arco Natural do Tejo “é o aproveitamento do elemento cultural ligado à história e à paixão existente na região em relação ao cavalo”.”O cavalo é um elemento de ligação, um elemento de paixão e encontra neste território condições naturais de solo e de clima ameno para a prática de actividades equestres”, acrescentou.

José Ramos Ramos descreveu o Pólo Equestre de Rio Frio, constituído pela Coudelaria de Rio Frio, com a criação do cavalo lusitano, a Academia de Equitação, com os antigos picadeiro e cavalariças com azulejaria do século XVII, e o Centro Hípico, orientado para o treino e desenvolvimento de competições equestres e referiu os eventos previstos para o ano em curso.

Em representação do Pólo Equestre de Rio Frio, o cavaleiro Filipe Caixeirinha referiu que vão realizar-se quatro actividades em dois próximos fins-de-semana. “No dia 29 de Maio decorre a Prova Internacional de Endurance, a classificar para o Campeonato da Europa e do mundo, uma prova de 160 km (…) em que vão estar presentes cavaleiros de todos os países do Norte da Europa, da vizinha Espanha e da América Latina. No sábado, dia 29, haverá ainda uma prova de Iniciação de 20 km em que poderão participar todos os cavaleiros da região. No Domingo decorre a prova de apresentação do cavalo puro sangue árabe com a Prova Nacional”, disse.

Filipe Caixeirinha explicou ainda que a Festa do Cavalo de Rio Frio decorrerá nos dias 6 e 7 de Junho: “Vamos ter um programa mais vasto. No sábado, as portas do Pólo Equestre vão estar abertas a toda a população e vai haver um passeio organizado na Herdade em que poderão ser apreciadas as nossas magníficas paisagens por todos os cavaleiros da região. No Domingo realiza-se uma prova mais técnica, uma prova de ensino do Campeonato Regional de apuramento para o Campeonato Nacional de Ensino, que encerrará em Setembro nas instalações do Pólo Equestre”.

Conteúdos Relacionados