• 212 348 600/1
    • geral@cm-alcochete.pt

VISITAR \ O Concelho \ História \ Comemorações 500 Anos do Foral

Il Dolcimelo animou Alcochete com música da corte

  • 29/09/2015 15:10:04

Para assinalar o Dia Mundial do Turismo e no âmbito das comemorações dos 500 Anos do Foral de Alcochete, a Câmara Municipal promoveu o espetáculo “Charamelas del-Rey” pelo grupo de música antiga Il Dolcimelo.

O espetáculo teve início no Largo de São João, prosseguiu na rua Comendador Estêvão de Oliveira/largo António Santos Jorge e concluiu-se na Igreja da Misericórdia, correspondendo os vários espaços a três momentos distintos: o primeiro grupo de peças foi dedicada à apresentação dos instrumentos, o segundo, a obras representativas das danças que se praticavam nos famosos serões do Paço e, um terceiro momento, as peças escolhidas traduziram um diálogo entre a música sacra e a da corte.

Os grupos de música alta (menestréis) acompanhavam reis e grandes senhores nas suas deslocações, participavam nas principais festividades religiosas e cortesãs, sendo indispensáveis tanto nos banquetes como nas danças palacianas e na celebração das vitórias militares.

Em Alcochete, o espetáculo integrou Helder Rodrigues, Paulo Cordeiro e António Santos (sacabuxa) e Isabel Monteiro (rauschpfeife e percussão).

No próximo dia 2 de Outubro, às 21h30, o grupo de música antiga Il Dolcimelo volta a Alcochete para apresentar no Fórum Cultural o “Foral Manuelino”, um concerto para vozes e instrumentos renascentistas dedicado ao tema da vida cortesã nas primeiras décadas do século XVI.

Conteúdos Relacionados