Responsabilidades e Deveres
Um animal de companhia pode ser um amigo com quem podemos contar e que pode encher a nossa vida de alegria e divertimento, mas implica também o assumir de responsabilidades e deveres para com ele.
Existe a necessidade da tomada de consciência de que um animal de companhia não é um brinquedo descartável; a adopção de um animal de companhia implica a sua presença durante muito tempo na nossa vida.
Antes da tomada de decisão sobre a adopção de um animal de companhia deverá informar-se sobre as características e as necessidades específicas da espécie/raça pretendida, uma vez que a espécie/raça que mais lhe agrada poderá não ser a mais adequada à sua habitação ou estilo de vida.
Confirme com todas as pessoas que vão conviver com o animal se estão de acordo e dispostas a participar activamente nos cuidados de educação, higiene e alimentação do mesmo. Informe-se também se alguém é alérgico a animais.
Dê sempre preferência à adopção.
Nos Centros Municipais de Recolha de Animais e nas associações zoófilas existem muitos cães e gatos carentes, mas saudáveis, que aguardam a chegada de um novo detentor.
Se pretende ter um animal de companhia mas não dispõe de condições para tal, ou de momento não pode assumir essa responsabilidade, poderá apadrinhar um dos muitos animais existentes no Centro Municipal de Recolha de Canídeos.
Informe-se junto do mesmo.