Município continua a investir no Samouco
O vereador das Obras Municipais, Pedro Lavrado, deslocou-se recentemente à vila do Samouco para se inteirar sobre as intervenções que o município está a realizar na referida freguesia, nomeadamente a requalificação do largo Movimento das Forças Armadas, a requalificação do campo de futebol da Quinta da Praia e a construção da escola básica do 1.º ciclo provisória do Samouco.
Largo Movimento das Forças Armadas
A intervenção no largo Movimento das Forças Armadas, mais conhecido por largo do Casal, está concluída e teve como objetivo assegurar as condições de segurança a pessoas e bens com o abate de 11 plátanos que foram substituídos por novas árvores da espécie Tilia argentea.
No âmbito da intervenção no largo do Casal foram ainda realizados os seguintes trabalhos: remoção dos cepos, plantação de novas árvores, limpeza e remoção das espécies vegetais existentes nos canteiros, poda das palmeiras existentes e colocação de pedra decorativa nas caldeiras, requalificação de canteiros com substituição da terra vegetal, adubação, colocação de tela anti infestantes, plantação de zimbro comum e de estrelas de Natal e colocação de pedra decorativa, execução de novo sistema de rega, abrangendo as caldeiras das árvores e os canteiros, e lavagem a alta pressão do revestimento exterior dos canteiros.
Ao nível do mobiliário urbano procedeu-se à substituição das papeleiras, agora equipadas com dispensadores de sacos para dejetos caninos, e à manutenção dos bancos de jardim, do contentor subterrâneo de deposição de resíduos indiferenciados e dos pinos que circundam o largo.
Campo de Futebol da Quinta da Praia
A requalificação do campo de futebol do Samouco está em fase de conclusão e tem um custo de €149.370,45 + IVA. Esta empreitada tem como objetivo principal a reabilitação do edificado existente neste equipamento desportivo com o principal foco na recuperação das fachadas exteriores e impermeabilização das coberturas e bancadas, incluindo a substituição das caixilharias, que se encontram bastante deterioradas, por forma a garantir melhores condições de utilização deste espaço. Esta empreitada inclui a recuperação e pintura do muro periférico.
Construção da Escola Provisória do 1.º Ciclo
A construção da escola provisória do 1.º ciclo está em fase de execução e decorre na sequência da empreitada de “Requalificação e ampliação da Escola Básica do Samouco”, tendo como principal objetivo acolher provisoriamente os alunos provenientes desta escola enquanto esta estiver em obras.
O espaço será dotado de sete salas de aula, instalações sanitárias, vedação perimetral e todas as instalações técnicas de acordo com a legislação e normas vigentes. A escola provisória está situada nas imediações da escola básica do Samouco e esta empreitada tem um valor de €118.879,72.