Maria Leopoldina Guia: Alcochete em Tons de Fado
Localização: Galeria Municipal
Categoria: Exposições
No âmbito das comemorações dos 128 anos da Restauração do Concelho, o Município de Alcochete inaugura a 14 de fevereiro, a exposição de homenagem a Maria Leopoldina Guia que poderá visitar até 18 de setembro.
Através de fotografias e objetos carregados de histórias, venha percorrer a vida de uma mulher que através do fado cantou a alma alcochetana e continua viva na memória coletiva de Alcochete.
A exposição “Maria Leopoldina Guia: Alcochete em tons de fado” está patente na Galeria Municipal dos Paços do Concelho, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 17h00.
Maria Leopoldina Guia nasceu em Alcochete a 03 de fevereiro de 1946 e foi uma das vozes que mais cantou a alma desta terra.
Filha do guitarrista João dos Santos Guia, cresceu entre guitarras, fados e tradições, criando desde cedo uma ligação profunda ao fado que nunca a deixou. Começou a cantar ainda criança e, ao longo da vida, fez do fado a sua casa, mesmo sem o seguir como profissão.
Cantou Alcochete com orgulho! Deu-lhe voz em discos e em espetáculos, dentro e fora do país. Cantava o fado, a lezíria, o touro e o cavalo. Tudo isto fazia parte da sua vida.