• 212 348 600/1
    • geral@cm-alcochete.pt

MUNICíPIO \ Notícias \ 2026

Alcochete recebe o 2.º Encontro Nacional de Philotalks

Dia 23 de maio, o Fórum Cultural de Alcochete recebe o 2.º Encontro Nacional de PhiloTalks: Filosofia, Ética e Educação em Debate, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP) que reunirá docentes, especialistas e convidados para refletir sobre os desafios atuais da Filosofia. 

Na Mesa de Abertura, o encontro, contará com a participação de Eugénio Oliveira, Presidente da Direção da APEFP, e Fernando Pinto, Presidente da Câmara de Alcochete, reforçando a importância institucional deste momento de valorização da educação, da ética e do pensamento crítico no contexto escolar e social. 

Dirigido a professores de todos os grupos de docência a iniciativa inclui momentos de debate, partilha de experiências e intervenções de vários oradores convidados, demonstrando ser uma oportunidade privilegiada de formação, atualização e networking entre profissionais da educaçãoA ação é também tida em conta para efeitos de progressão na carreira docente, nos termos da legislação em vigor. 

A organização apela à participação de toda a comunidade educativa neste espaço de reflexão e diálogo, que pretende valorizar o papel da filosofia e da educação na sociedade contemporânea. 

 

Nota: esta é uma iniciativa de inscrição obrigatória. Saiba mais aqui.


Programa: 

09h00 - Abertura do Secretariado

09h30 - Mesa de abertura: Fernando Pinto (Presidente da Câmara de Alcochete) e Eugénio Oliveira (Presidente da Direção da APEFP) 

09h45 - Momento Musical pelo Conservatório Regional de Artes do Montijo 

10h00 - O direito à Filosofia e o dever de filosofar - Nuno Fadigas 

10h30 - Aprender a pensar na era da técnica - Diogo Lidónio 

11h00 - COFFEE BREAK 

11h30 - A imaginação ao poder! O lugar da literatura no tempo da ditadura digital - António Carlos Cortez 

12h00 - Depois de Auschwitz, ainda há palavras? Poesia, Ética e Educação - Marcos Bazmandegan 

12h30 - Educar é Comprometer: Voluntariado e Ética no Coração da Escola - Paula Alexandra Xavier 

13h00 - PAUSA DE ALMOÇO 

14h30 - "Nunca os vi assim!": A Filosofia para crianças pelos olhos dos professores - Inês Lima 

15h00 - A Era Digital à Luz da Ética das Virtudes - Artur Galvão 

15h30 - Entre Platão e um resort de luxo: Filosofias do amor em The White Lotus - Miguel Coimbra 

16h00 - CooperATIVAmente: Mais estruturas Kagan na didática da Filosofia - David Erlich 

16h30 - ENCERRAMENTO 

Conteúdos Relacionados