Projectos de Execução para Frente Ribeirinha aprovados em sessão de Câmara

Na última reunião de Câmara que decorreu no passado dia 9 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, os projectos de execução de algumas das operações de requalificação que serão concretizadas no âmbito da Regeneração da Frente Ribeirinha de Alcochete.
Em apreciação estiveram os projectos de execução para as requalificações da Avenida D. Manuel I, componentes terrestre e marítima, da Ponte Cais, da Rua do Norte e do Largo da Misericórdia.
Todos os projectos aqui enunciados são da responsabilidade da Câmara Municipal de Alcochete, com excepção da requalificação da Ponte Cais e da componente marítima da Avenida D. Manuel I, cujas intervenções são da responsabilidade da Administração do Porto de Lisboa.
Neste âmbito, e durante a mesma reunião de Câmara, foi igualmente aprovado por unanimidade, os termos e minuta do protocolo de parceria entre o Município de Alcochete e a Administração do Porto de Lisboa, S.A. assim como a autorização para o Presidente da Câmara o subscrever nos termos do mesmo.
A requalificação da Avenida D. Manuel I está dividida em duas componentes, terrestre e marítima. Sobre a componente da responsabilidade da Câmara, componente terrestre, o Presidente da Câmara Municipal esclareceu que, face à difícil conjuntura económico-financeira, “o concurso para a realização da empreitada pública vai somente restringir-se ao revestimento paisagístico do avanço da muralha”, sendo o remanescente executado num momento mais oportuno do ponto de vista financeiro.
Já o projecto de execução da componente marítima da Av. D. Manuel I prevê essencialmente a construção de uma plataforma de aterro que avançará 15 metros sobre o rio e a criação de uma nova muralha.
Sendo também a Ponte Cais um elemento distintivo na zona marginal da Vila, o projecto de execução deste espaço inclui a realização de acções de conservação, reparação e renovação de estruturas, assim como a reconfiguração da sua rede de iluminação pública.
De uma forma muito geral, a requalificação da Rua do Norte e Largo Misericórdia totaliza uma área de intervenção de 5.659 m2 e abrange também o largo envolvente à Capela da Nossa Senhora da Vida. O projecto de execução prevê a ampliação da Rua do Norte, através de trabalhos de repavimentação e da redução de lugares de estacionamento para apenas 8 lugares. Por outro lado, e porque não existe qualquer sistema de drenagem, propõe-se neste arruamento a construção de um novo ramal independente que percorre toda a sua extensão.
A Igreja da Misericórdia verá também alterado o espaço desnivelado de acesso lateral com a construção de um muro de suporte que dará uma definição mais ortogonal e clássica à demarcação dos dois planos que “comunicam” por degraus e uma rampa.
No Largo da Misericórdia será deslocada a via que contorna a Igreja, de modo a alinhar-se com a Rua João Facco Viana, criando um entroncamento entre estas duas ruas e a Avenida D. Manuel I e prevê-se a redefinição dos lugares de estacionamento, assim como a reorganização das circulações viária e pedonal.