Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Alcochete na 3.ª Pessoa

Alunos de Alcochete na Assembleia da República

FB_IMG_1524221354181-1[1]

No início do ano letivo os alunos de 9.º ano foram desafiados a participar em mais uma edição do programa “Parlamento dos Jovens”. Este ano o tema proposto para debate foi “Igualdade de Género, um debate para tod@s". Assunto com tanta atualidade que nos levou a olhar para a nossa sociedade de uma outra maneira e a desenvolver um espírito crítico em relação ao tema apresentado.

No final do 1.° período, nove listas apresentaram as suas moções na E.B. 2,3 El-Rei D. Manuel I e, depois de debates e uma campanha eleitoral bem aguerrida a sessão escolar ditou que os deputados eleitos à Sessão Distrital seriam Mariana Giro, June Souza, Rita Oliveira e Pedro Rodrigues. A aluna Mariana Vasques participou nesta sessão como vice-secretária da mesa.

Na fase de escola não podemos deixar de destacar a participação da deputada Catarina Marcelino que participou num debate e onde nos esclareceu sobre a evolução da lei em Portugal deste tema tão inquietante na nossa sociedade.

Após semanas a fio a trabalhar com a Dra. Cristina Torrão e a professora Eduarda Adriano chegámos à sessão distrital que decorreu em Sesimbra, onde se discutiram as propostas de todas as escolas do distrito e se votou a moção do distrito de Setúbal a levar à Assembleia da República. As propostas do distrito de Setúbal foram:

"1. Realização de ações de sensibilização obrigatórias nas escolas e nos locais de trabalho da função pública e do setor privado.

2. Igualdade salarial nas mesmas funções e no mesmo escalão (caso haja).

3. Licença de parentalidade de 1 ano, a ser gozada quer pelo pai quer pela mãe, em dias seguidos ou por períodos intercalados, geridos por ambos e de acordo com as necessidades profissionais de cada um. A licença deverá ser remunerada a 100%.”

Para defenderem estas medidas e representarem o distrito de Setúbal na Sessão Nacional foram eleitas as escolas EB 2,3 El-Rei D. Manuel I de Alcochete, Escolas Secundária Jorge Peixinho do Montijo e Escola Secundária da Moita. De Alcochete foram eleitos as deputadas Mariana Giro, que foi a porta-voz do distrito, e June Souza.

imagem

Apesar de ter terminado em Sesimbra a minha experiência como deputada, voltei a ser uma das presentes neste grupo, onde adorei trabalhar, desta vez como jornalista.

Chegados a Lisboa, juntamente com a nossa professora Eduarda Adriano e os nossos colegas do Montijo e Moita, conhecemos as instalações da Assembleia da República, onde fomos muito bem recebidos!

Nós, os jornalistas, fizemos uma visita guiada pelo Palácio de S. Bento e tomámos notas do que iríamos fazer durante os dois dias de trabalhos.

Enquanto isso, os nossos colegas do círculo eleitoral de Setúbal encontravam-se a trabalhar em sede de comissão.

No final da tarde, apreciámos um momento cultural a cargo do Coro Juvenil do Teatro Nacional de S. Carlos, onde destacamos a nossa colega Margarida Vieira que com grande talento integrava aquele coro que nos trouxe novas versões de grandes êxitos pop rock. Segundo dia de trabalhos e estávamos de regresso ao Parlamento, onde passaríamos o resto do dia.

Muito importante para nós, alunos do Agrupamento de Escolas de Alcochete, foi a presença, no dia de debate na sala das sessões Plenárias, da Diretora do nosso Agrupamento, a professora Cristina Alves e da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcochete a Dra. Fátima Soares que nos transmitiram confiança no trabalho que estávamos a desenvolver.

Já no Plenário, foram elaboradas questões escolhidas em cada comissão no dia anterior, sendo estas respondidas pelos deputados Duarte Marques (PSD), Susana Amador (PS), Isabel Pereira (BE), Hélder Amaral (CDS-PP), Miguel Tiago (PCP) e José Luís Pereira (PEV). No final da maratona de perguntas iniciou-se um período de debate. Os jornalistas saíram para questionar alguns dos deputados presentes no Plenário anterior.

imagem

Das questões dirigidas aos vários deputados, salienta-se a resposta dada pela deputada Susana Amador (PS) que realçou a importância do “Parlamento dos Jovens” para trazer jovens para a política, lamentando que “os jovens estão cada vez mais separados da política porque quando há atos eleitorais os jovens são aqueles que menos participam nas mesas de voto.”

Como jornalista, fui encaminhada para uma conferência de imprensa com Alexandre Quintanilha, presidente da comissão parlamentar de Educação e Ciência, com quem tivemos uma conversa muito interessante.

Mais tarde, voltámos ao Plenário, onde continuava o debate entre os círculos eleitorais.

No final da Sessão, já no final da tarde e depois do trabalho árduo de todo o plenário, saíram as melhores medidas que irão ser levadas aos Deputados da Assembleia da República.

Na sessão de encerramento foi dada a palavra a cada círculo eleitoral para que estes pudessem partilhar a sua experiência no Parlamento dos Jovens. Nesta altura, a deputada Mariana Giro, falando em nome do círculo de Setúbal, agradeceu a oportunidade dada por participarmos neste programa e a todos os que ajudaram a fazer esta caminhada.

E assim terminou mais uma edição do Parlamento dos Jovens.

Esta foi uma experiência diferente, uma experiência que nos pôs a pensar mais longe; uma experiência que nos deu a entender que nós somos o futuro e que poderemos contribuir para a mudança e para um Portugal melhor. Para o ano um novo desafio será lançado e esperamos que o nosso Agrupamento continue a participar neste programa!

Rita Oliveira
“Jornalista”

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze