Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Alcochete termina em grande comemorações dos 500 anos do Foral

11 1 1024 2500
18 Janeiro 2016
Música, dança, teatro, animações, serviço educativo, exposições, palestras, workshops e atividades desportivas. Muitas foram as atividades que deram a conhecer a época de quinhentos, junto de públicos diversificados, no âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral a Alcochete pelo rei Venturoso, D. Manuel I, que chegaram ao fim no passado sábado, 16 de janeiro, com a realização da sessão solene no Núcleo de Arte Sacra e com o concerto com “Carminho”, no Fórum Cultural de Alcochete.

92 atividades, 287 sessões e 9279 participantes, em atividades de recinto fechado, foram alguns dos números divulgados durante a sessão e que, de alguma forma, dão uma perspetiva de um ano de comemorações que, sem dúvida, foi também um ano de exaltação da cultura, tradições e gentes locais.
“Hoje, sublinhamos a conclusão de um ano evocativo de mais uma data memorável: 17 de janeiro de 1515. Nesse preciso dia, D. Manuel I, Rei de Portugal e de outros territórios d’aquém e d’além Mar, conferia à terra que o viu nascer, o foral que marcou o início do Concelho de Alcochete”, referiu o Presidente da Câmara Municipal que enalteceu o papel das várias entidades e coletividades que contribuíram para a diversidade da programação das comemorações.

“É de mais elementar justiça deixar aqui um profundo e sentido agradecimento às dezenas de coletividades que connosco organizaram e levaram a cabo todas estas iniciativas; e também aos trabalhadores da Autarquia que, com o seu empenho e dedicação, tornaram possível que tudo isto acontecesse”, referiu.

A edição da digital do Foral de Alcochete, a realização da Feira Quinhentista, numa organização conjunta com o Agrupamento de Escolas e a Associação GilTeatro, e o lançamento dos vinhos “Foral de Alcochete” em conjunto com a Sociedade Agrícola de Rio Frio foram alguns dos eventos que se destacaram destas comemorações que tiveram início a 17 de janeiro de 2015 e término a 16 de janeiro de 2016.

Como reconhecimento pela sua participação e envolvimento nas comemorações dos 500 anos do Foral, a Câmara Municipal entregou, durante a sessão de encerramento, uma oferta às três Juntas de Freguesia do Concelho, ao Agrupamento das Escolas de Alcochete, à Alfarroba Edições, à Associação GilTeatro, à Associação de Xadrez do Barreiro, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, ao Conservatório Regional de Artes do Montijo, à Escola Comunitária de Alcochete, ao Estaleiro Naval de Sarilhos, ao professor Vítor Mira, ao Rancho Folclórico Danças e Cantares da Fonte da Senhora, à Sociedade Agrícola de Rio Frio, à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e à Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.

Para além destas entidades, colaboraram ainda na programação o Teatro Nacional de São Carlos, o Laboratório de Hércules da Universidade de Évora, a Andante Associação Artística, o Município da Moita, António Teixeira, Bruno Almeida e José Manuel Vargas.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze