Torneios de xadrez registaram 96 participantes

Xadrez 1 1024 2500
22 Dezembro 2015

O circuito de torneios de xadrez, promovido pela Câmara Municipal no âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral, registou um êxito considerável devido ao número de participantes e ao grau de competição.

Os três torneios contaram com um total de 96 presenças, tendo o último decorrido a 12 de dezembro, a prova mais competitiva, uma vez que contou com a participação do mestre FIDE (MF) Viktor Ulyanovsky, do mestre nacional (MN) Vítor Morais e do campeão nacional de sub14 Bruno Martins.

Apesar destes “pesos pesados” o vencedor foi Amílcar Miranda do clube EDP de Lisboa, o que demonstra a competitividade do torneio. Também é de destacar o 3.º lugar obtido pelo jovem Bruno Martins e o 6.º lugar de Tomás Machado, jovens promissores do escalão sub14 do Ateneu Popular do Montijo.

A participação nos torneios de cerca de 35% de jovens com idades inferiores a 14 anos, alguns deles residentes em Alcochete, abre uma janela de esperança quanto à prática da modalidade no concelho, constituindo a realização dos torneios uma forma de despertar e de incentivar a prática da modalidade.