Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Il Dolcimelo animou Alcochete com música da corte

Charamelas5 1 1024 2500
29 Setembro 2015

Para assinalar o Dia Mundial do Turismo e no âmbito das comemorações dos 500 Anos do Foral de Alcochete, a Câmara Municipal promoveu o espetáculo “Charamelas del-Rey” pelo grupo de música antiga Il Dolcimelo.

O espetáculo teve início no Largo de São João, prosseguiu na rua Comendador Estêvão de Oliveira/largo António Santos Jorge e concluiu-se na Igreja da Misericórdia, correspondendo os vários espaços a três momentos distintos: o primeiro grupo de peças foi dedicada à apresentação dos instrumentos, o segundo, a obras representativas das danças que se praticavam nos famosos serões do Paço e, um terceiro momento, as peças escolhidas traduziram um diálogo entre a música sacra e a da corte.

Os grupos de música alta (menestréis) acompanhavam reis e grandes senhores nas suas deslocações, participavam nas principais festividades religiosas e cortesãs, sendo indispensáveis tanto nos banquetes como nas danças palacianas e na celebração das vitórias militares.

Em Alcochete, o espetáculo integrou Helder Rodrigues, Paulo Cordeiro e António Santos (sacabuxa) e Isabel Monteiro (rauschpfeife e percussão).

No próximo dia 2 de Outubro, às 21h30, o grupo de música antiga Il Dolcimelo volta a Alcochete para apresentar no Fórum Cultural o “Foral Manuelino”, um concerto para vozes e instrumentos renascentistas dedicado ao tema da vida cortesã nas primeiras décadas do século XVI.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze