POCENAVA
Privilegiar a circulação pedonal sem eliminar a automóvel é a meta do Plano de Ordenamento de Circulação e do Estacionamento do Núcleo Antigo da Vila de Alcochete (POCENAVA), elaborado no âmbito de um dos eixos estratégicos da regeneração urbana (promoção dos valores ambientais e paisagísticos). Ambicionando uma mobilidade sustentável, com a operacionalização deste plano, o Município pretende diminuir o impacte da circulação automóvel na frente ribeirinha e a adoção de modos de circulação suaves, como o pedonal e o ciclável.
Com este estudo, elaborado pela Transitec, foram identificados os fatores positivos e negativos no território no que à mobilidade e acessibilidades diz respeito. Como aspetos positivos destacam-se a rede viária envolvente ao núcleo antigo, as intervenções previstas no âmbito do PARFRA, que permitem introduzir alterações à circulação e ao estacionamento, a envolvente propícia à utilização dos modos suaves, a concentração de comércio e de serviços no núcleo antigo, entre outros. Como aspetos negativos foram identificados o tráfego de atravessamento elevado, ou seja, circulação que não tem origem, nem destino no núcleo antigo, taxas de ocupação de estacionamento (diurna e noturna) que rondam uma ocupação de 100% e com forte presença de utentes pendulares (que estacionam por períodos superiores a 6 horas) e o estacionamento abusivo.
Com base nesta análise territorial, o Plano apresenta como estratégia de intervenção o conceito “acalmia de tráfego” que, funcionando como um instrumento de requalificação do espaço público, pretende criar espaços mais equilibrados, onde todos – peões, ciclistas e automobilistas – podem circular com melhores condições. Ou seja, foi proposto um novo esquema de circulação e estacionamento para o Núcleo Antigo, com introdução de novos limites de velocidade previstos no código da estrada. Assim foram estipuladas zonas de coexistência, que são zonas para veículos e peões, mas onde os peões têm prioridade, e os veículos devem circular à velocidade máxima de 20km/h e zonas de 30.
Na primeira fase de implementação do POCENAVA, foram ainda executadas as seguintes alterações na circulação automóvel:
Na rua João Facco Viana e rua Senhora Sant’Ana
Trânsito proibido, exceto a moradores, estação de serviço e comércio local, e medidas de restrição de estacionamento para melhorar os níveis de segurança e circulação automóvel.
Na avenida D. Manuel I
Permissão de circulação automóvel nos dois sentidos, estendendo a qualificação de zona de coexistência, ao troço viário compreendido entre o largo da Misericórdia e a avenida D. Manuel I, até ao entroncamento com o jardim do Rossio.
Na avenida da Restauração
Considerando o perfil da via na avenida da Restauração, permissão de um único sentido ascendente e delimitação dos lugares de estacionamento.
Consulte o Plano de Ordenamento de Circulação e do Estacionamento do Núcleo Antigo da Vila de Alcochete