Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Mensagem do Presidente

Fotografia Sr. Presidente 640x890
Alcochete, onde o passado desperta o presente!

Nas margens do tejo, Alcochete assume-se como uma vila de história e tradições num quotidiano invadido pelo modernismo mediático da sociedade em que estamos inseridos.

Não obstante este desafio permanente da edilidade a que me honro de presidir manter preservadas as raízes da nossa existência, congratulo-me pelo facto da Agremiação Regionalista – Aposento do Barrete Verde de Alcochete possuir estatutariamente esta tão nobre missão de anualmente organizar as tradicionais Festas do Barrete Verde e das Salinas.

Trata-se de uma das mais genuínas colectividades do País que todos os anos, com muito esforço e empenho aliado a uma forte motivação saudosista faz transbordar o coração dos alcochetanos de fortes emoções e de uma alegria indescritível.

Não posso deixar de relevar o esforço destes homens e mulheres que ao longo dos anos têm contribuído para garantir a identidade, a cultura, os usos e costumes deste povo banhado pelo rio com sabor a sal. Sei que estamos a honrar a memória de muitos que infelizmente já não podem partilhar connosco o sublime dos momentos que certamente vamos vivenciar.

As Festas, estão a chegar! Não tenho dúvidas que estes festejos assumem o papel principal desta manifestação cultural que atravessa a nossa vila no período compreendido entre 10 e 16 de Agosto. Este é um evento reconhecido nacional e internacionalmente, que atrai milhares de visitantes á nossa terra quer pelo culto religioso, quer pela festa brava, pela homenagem ao Forcado, Salineiro e Campino mas sobretudo pela forma hospitaleira e peculiar de receber do nosso povo.

Tenho consciência de alguns constrangimentos que uma festividade desta dimensão suporta, mas apelo ao civismo, à compreensão e sobretudo ao bom senso de todos para que saibamos honrar o passado mas que possamos no presente desfrutar do que de melhor as Festas do Barrete Verde e das Salinas nos proporcionam.

A quem regressa a Alcochete, dos mais variados cantos do mundo, saúdo e a todos envolvo num abraço de saudade. De um modo geral, faço votos para que todos se divirtam, sejam felizes em mais uma edição das nossas Festas!

As Festas do Barrete Verde e das Salinas 2018 aí estão!

O Presidente da Câmara
Fernando Pinto

 
 

 

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze