Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Mensagem do Presidente

DSC_2698
 

Estimados Munícipes,

Iniciamos mais um capítulo nas nossas vidas com a abertura de um novo ano escolar. Um ano que se avizinha difícil, diferente, atípico, mas que exige de todos nós um compromisso sério, profissional, dedicado e competente.

Apesar de todas as adversidades deste ciclo pandémico, estamos convictos de que com o empenho, esforço e dedicação de todos, este ano seja igualmente perpetuado nas muitas crianças e jovens do nosso Concelho como um ano letivo repleto de sonhos, esperanças e ambições.

A toda a nossa Comunidade Educativa desejo um ano repleto de oportunidades e crescimento, mas, sobretudo, de resultados e reconhecimento.
Manifesto a minha plena confiança em todos os profissionais empenhados, dedicados e de uma abnegação extraordinária a quem devemos uma palavra de apreço e gratidão.

Ninguém gosta de trabalhar ou aprender em espaços degradados. Uma escola sem condições é desmotivadora e todos concordamos, que a motivação é um fator determinante para o desenvolvimento pleno das capacidades de cada um.

É por este motivo que este executivo não se demitiu, nem nunca se demitirá das suas responsabilidades nesta matéria.

O compromisso assumido de requalificação do nosso Parque Escolar traduz-se em menos de 3 anos, num investimento de 5 milhões de euros na criação de novas e melhores condições para o sucesso escolar.

Concluímos as obras de requalificação e ampliação da Escola Básica nº 2 de Alcochete, trata-se de um investimento que ascende a dois milhões de euros, com uma comparticipação no âmbito dos Fundos Comunitários de 418 mil euros que vai dotar este estabelecimento de ensino de condições de acolhimento do pré-escolar até ao 1º. Ciclo com capacidade para cerca de 250 crianças. No entanto, a memória não apaga o trabalho efectuado na requalificação e ampliação da Escola Básica da Restauração, na requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância do Passil e do Samouco, nos melhoramentos significativos do Centro Escolar de São Francisco assim como, e apesar de não fazer parte das nossas competências, procedemos a várias intervenções na Escola Secundária e na Escola EB 2.3 D. Manuel I, ambas em Alcochete.

Juntem a estas obras a requalificação da Escola Básica do Monte Novo onde em breve avançaremos para a 2ª. fase, e o projecto de requalificação e ampliação da Escola Básica do Samouco orçada em cerca de um milhão e duzentos mil euros da qual em em breve iniciaremos a respectiva empreitada.

No âmbito da Ação Social, continuamos a apoiar na atribuição gratuita dos lanches às crianças de famílias carenciadas do Pré e 1º. Ciclo e continuamos a apoiar o Agrupamento de Escolas em várias iniciativas e projectos.

Parafraseando o psiquiatra e escritor brasileiro Augusto Cury, “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”
Crianças e jovens estudantes, este é o caminho, esta é a forma de paulatinamente caminhar, apostando claramente na educação e valorizando a nossa escola pública.
Deixo ainda uma palavra de esperança e de incentivo para o trabalho que nos espera a todos, certo de que, com o esforço colectivo contribuiremos decisivamente para que Portugal seja um país mais próspero, mais desenvolvido, mais moderno, mais culto, mais europeu e mais global.

Faço votos para que todos tenham um ano cheio de trabalho, alegria e excelentes resultados!
Connosco, podem sempre contar, na defesa da nossa terra e da nossa gente.

 

Alcochete, 17 de setembro de 2020

O Presidente da Câmara
Fernando Pinto


 

Município de Alcochete © 2020 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze