Tradição tauromáquica de Alcochete esteve em destaque na IV Feira de Tertúlias de Vila Franca de Xira.









O segundo dia da IV Feira de tertúlias de Vila Franca de Xira ficou marcado pela “Mesa Redonda com as entidades presentes no I Encontro das Tauromaquias Populares Ibéricas”, que contou com a participação do presidente da câmara, Fernando Pinto. Ao longo do debate, a importância da tauromaquia de rua, que promove o encontro entre as tradições e as pessoas, esteve em destaque, numa conversa repleta de amantes da arte tauromáquica, que falavam em representação de alguns municípios espanhóis e portugueses onde a tradição se mantém muito viva.
Durante a sua intervenção, o presidente da câmara, Fernando Pinto, afirmou sentir-se honrado em participar nesta mesa redonda para falar sobre “aquilo que nos corre nas veias: afición e muita cultura”. O autarca continuou dizendo que “o município de Alcochete respira tradição, cultura e afición através das festas populares das suas freguesias: nas Festas de S. Francisco invoca-se o trabalho do campo; no Samouco, apesar de serem festas religiosas, este ano estão de regresso as corridas de toiros, numa festa tipicamente portuguesa e já nas Festas do Barrete Verde e das Salinas, as maiores do concelho, há lugar para uma feira taurina, largadas e demonstrações daquilo que é a arte de bem trabalhar com um cavalo”.
Para o presidente da CMA, o momento que hoje se viveu em Vila Franca de Xira “é um ato de coragem porque nos últimos tempos uma boa parte de nós tem receio de falar de toiros e de tauromaquia, mas não temos de nos envergonhar daquilo que é o nosso rosto. Devemos ter orgulho e honra naquilo que é identificativo dos povos. Alcochete é uma terra onde se respira de uma forma diferente, onde existe uma história e uma memória ligadas à tauromaquia. Devemos honrar os princípios e os valores daquilo que é identitário da nossa população”.
No final da sua intervenção, Fernando Pinto fez questão de agradecer o convite endereçado ao município de Alcochete para estar presente nesta IV Feira das Tertúlias de Vila Franca de Xira, uma forma de fazer crescer o leque de aficionados, mas também de partilhar uma paixão comum: a arte da tauromaquia.