Eficiência energética nas Escolas D. Manuel I e Secundária

Na reunião de 08 de novembro, a Câmara Municipal de Alcochete aprovou celebrar com a S.ENERGIA um protocolo de cooperação e a cabimentação da despesa para promoção da eficiência energética nas escolas.
No caso específico do município prevê-se a intervenção na Escola E.B. 2,3 El Rei D. Manuel I e na Escola Secundária de Alcochete, com a substituição de 2373 lâmpadas fluorescentes tubulares T8 por lâmpadas LED, num valor total de 20.300 euros, cofinanciado a 70%, o que representa um encargo do município até 6.500 euros + IVA.
Este investimento permite uma poupança anual, ao município, na ordem dos 12.000 euros, sendo o período de retorno do investimento pouco mais de seis meses.
Esta ação nas escolas surge no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência Energética no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) 7ª edição, promovido pela ERSE, em que a S.ENERGIA viu ser aprovada a medida “EduLUX 2, 3 + - Eficiência Energética na Iluminação Interior de Escolas”, que visa a substituição da iluminação interior de escolas de 2.º e 3.º ciclos e secundárias, promovendo o aumento da eficiência com a troca para tecnologia LED das lâmpadas fluorescentes ainda largamente maioritárias nos estabelecimentos escolares.
A implementação global desta medida prevê a troca de 47.190 lâmpadas tubulares, gerando uma economia de energia na ordem dos 3,6 GWh/ano e uma economia de cerca de 383.000 euros/ano.
De sublinhar que fazem parte deste projeto enquanto parceiros da S.ENERGIA, a AGENEAL – Agência Municipal de Energia de Almada, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e o IPS – Instituto Politécnico de Setúbal.
Notícias relacionadas
-
{}
Município colabora em Maratona de Leitura
27 Out 2023