Núcleo de Arte Sacra expõe Trajes Quinhentistas

Exp trajesquinhentistas 1 750 2500
24 Março 2015

No âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral de Alcochete, foi inaugurada no passado sábado, 21 de Março, no Núcleo de Arte Sacra, a exposição “Trajes Quinhentistas”, numa parceria com o Museu Nacional do Traje.

O grande enfoque desta exposição incide na importância e significado social dos trajes, mais ou menos exuberantes, utilizados no Renascimento, período de renovação artística e de ideias humanistas.

“Esta exposição em particular integra trajes, elaborados com o objectivo de encenar a embaixada que D. Manuel I enviou a Roma (a 12 de Março de 1514 ao Papa Leão X) que foi de facto muito exuberante, com presentes, com joias, pedras preciosas e animais, como uma onça ou um elefante, e de facto as vestes que impressionaram Roma”, destacou a Vereadora da Cultura Raquel Prazeres, que sublinhou que através das comemorações os 500 anos do Foral “partilhamos a nossa história e a nossa identidade e é importante conhecê-la”.

Perante uma numerosa plateia, onde estavam também o Vereador Jorge Giro e, o Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Leiria, a Vereadora Raquel Prazeres convidou os presentes a uma visita guiada pela exposição.

A técnica do Museu Municipal, Cíntia Mendes, conduziu os presentes pelas diferentes salas do Núcleo de Arte Sacra e explicou a composição e contextualização histórica dos trajes de nobres e damas, trajes populares, de um jeseíta, de um humanista, de um capitão-mor, entre outros, com destaque para o exuberante traje de D. Catarina de Áustria, Rainha de Portugal.

A exposição é constituida por doze réplicas de trajes provenientes do guarda-roupa da extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, que actualmente estão afectas ao Museu Nacional do Traje.

A exposição “Trajes Quinhentistas” vai estar patente ao público até ao dia 27 de Setembro e durante este período vão realizar-se visitas orientadas, nomeadamente, no dia 17 de Maio, Dia Internacional dos Museus, no dia 20 de Junho, a visita temática “Trajes Reais e Imaginários”, ambas dirigidas ao público em geral, e para pais e filhos, realiza-se nos dias 26 de Abril, 24 de Maio e 21 de Junho a actividade “O fausto no reinado de D. Manuel I”.
As actividades estão sujeitas a marcação.