Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara quer criar fórum municipal da juventude

Rdesc samouco 21dez16 1 750 2500
2016/12/22
A criação de um órgão que fomente a participação democrática dos jovens e que auxilie o Município na definição de políticas para a juventude são os grandes objetivos associados à intenção da câmara municipal em criar um Fórum Municipal de Juventude no concelho de Alcochete. Esta proposta esteve ontem, 21 de dezembro, em apreciação na reunião de câmara descentralizada em Samouco e foi aprovada por maioria, com a abstenção do vereador do PS, Francisco Giro.

“O que se pretende é que este fórum seja um órgão consultivo para as matérias da juventude e que deve ser inclusivo, funcionando como um espaço de reflexão e partilha onde podem ter assento todas as estruturas associativas juvenis, formais e não formais no Concelho, tais como associações de estudantes, organizações partidárias de juventude, associações juvenis e outras estruturas equiparadas”, sublinhou Susana Custódio, vereadora com o pelouro da juventude e movimento associativo, acrescentando ainda que a câmara municipal propõe-se a fornecer todo o apoio logístico e administrativo.

Quanto ao facto da câmara municipal ter optado pela criação de um fórum da juventude e não por um conselho municipal da juventude, a autarca explicou que esta última estrutura não se adequa à realidade associativa do Concelho e, na prática, não permitiria a criação de um espaço de oportunidades e partilha para grupos informais.

A criação de um fórum municipal “(…) em nada vai alterar aquilo que a lei prevê sobre o conselho municipal da juventude, mas vem permitir incluir outros agentes locais. Queremos auscultar as preocupações de todos aqueles que desenvolvem atividade no território”, frisou Susana Custódio.

A auscultação realizada no âmbito deste órgão consultivo será um contributo para a definição de prioridades de intervenção e projetos para a juventude por parte da câmara municipal.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze