Câmara mantém tarifário da água para 2017

Rcma7dez16 1 750 2500
2016/12/09
O executivo municipal aprovou, por maioria, com a abstenção do vereador Francisco Giro, o tarifário da água para 2017, assente na manutenção dos valores de tarifas de serviços auxiliares, assim como do restante tarifário, acrescidos da taxa de inflação a vigorar no próximo ano.

Considerando o equilíbrio financeiro atingido em anos anteriores este tarifário está somente sujeito à taxa de inflação a praticar em 2017, defendeu o vereador Jorge Giro que referiu a continuidade da tarifa social, familiar e tarifa familiar social.

“No que diz respeito aos serviços auxiliares também não houve qualquer alteração, portanto os serviços  como por exemplo instalar o contador ou mudar o titular, mantêm-se sem custos para o munícipes, e em suma o tarifário da água e dos serviços auxiliares para 2017 tem somente um aumento relacionado com a taxa de inflação”, afirmou o vereador com o pelouro da água.

“No global a fatura da água em Alcochete é das mais baratas da área metropolitana de Lisboa, (…) sendo que o que faz encarecer a fatura não é o consumo de água, mas as tarifas fixas associadas que representam cerca de 55% a 60% do valor total dessa fatura”, acrescentou ainda o vereador Jorge Giro.

Recorde-se que as tarifas municipais relativas à prestação dos serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos urbanos estão sujeitas ao parecer recomendativo da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.