“O Peregrino” foi apresentado na biblioteca de Alcochete

Peregrino 6 1 750 2500
2016/11/11
“O Peregrino” é o último romance de Luís Ferreira, apresentado publicamente no passado dia 5 de novembro, na biblioteca de Alcochete, numa sessão emotiva e de reflexão sobre os mais diversos aspetos que caracterizam o Caminho de Santiago.

Esperada com alguma ansiedade por parte do autor, a apresentação do livro, que decorreu numa sala completamente cheia, integrou as intervenções do vereador Jorge Giro, do editor da Capital Books, Tiago Leal, e do Professor Doutor Paulo Fernandes, autor do livro “Caminhos de Santiago” (2014), e responsável pela candidatura de reconhecimento do Caminho Português de Santiago como património da UNESCO.

O vereador Jorge Giro felicitou o autor pela obra literária agora publicada: “É muito bom poder testemunhar a apresentação do último romance de Luís Ferreira, que não sendo de Alcochete está perfeitamente integrado na vila e nas suas tradições” e sublinhou a sua satisfação em participar na apresentação deste livro na biblioteca de Alcochete: “Estou convicto que não vai defraudar as expetativas até porque Luís Ferreira foi reconhecido como o maior escritor português sobre o Caminho de Santiago”.

O dia não parecia convidativo a sair de casa mas a sala da biblioteca foi pequena para acolher todos os que queriam conhecer em primeira mão “O Peregrino”, e que se deixaram envolver pelas interpretações de Débora Contente dos temas “Com Te Partiró”, “Hallelujah” e “Avé Maria”.

“Estava ansioso mas quando a sessão começou, fiquei extremamente feliz porque olhei para a minha frente e vi todas as cadeiras preenchidas e pessoas em pé e depois, de um momento de libertação de toda a ansiedade, verifiquei que as pessoas estavam a gostar e a folhear o meu livro”. “Foi uma tarde muito rica que me deixou extremamente feliz e emocionado”, referiu o escritor.

Em “O Peregrino” Luís Ferreira convida a uma reflexão sobre o caminho que cada um escolhe no percurso de vida e através da personagem de Filipe Diogo, um prestigiado CEO de uma empresa de consultoria financeira, confronta o leitor com uma questão: o que fizemos de importante na nossa vida?

“Convido o leitor a entrar nesta reflexão e a tentar aproveitar os bons momentos que a vida oferece e acreditar na capacidade de concretização de projetos”, disse Luis Ferreira, que acrescentou que: “por outro lado tento transmitir uma segunda mensagem que é a de que qualquer um de nós pode ser um peregrino”.

Considerado o maior escritor português sobre o Caminho de Santiago, Luís Ferreira encontra no Caminho de Santiago um escape para a sua vida quotidiana: “Encaro o caminho como uma necessidade, porque durante 330 andamos numa correria louca, e no “caminho” o tempo não existe, não tenho relógios. O tempo passa mas ao mesmo tempo estou a aproveitar tudo aquilo que o tempo me está a dar”.

Neste “O Peregrino”, Luís Ferreira apresenta a sua própria visão do Caminho de Santiago e faz algumas críticas ao caminho e na forma como ele é feito.