Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Bombeiros apresentam novas viaturas no 68.º aniversário

16 1 750 2500
2016/11/07
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete comemorou no passado sábado, 5 de novembro, o 68º aniversário com uma cerimónia marcada pelo batismo de duas novas viaturas automóveis e de uma embarcação de socorro, pelo reconhecimento dos serviços prestados pelo corpo de bombeiros e apoios prestados por entidades, empresas e particulares.

O pavilhão da escola EB 2,3 El Rei D. Manuel I esteve repleto de amigos e familiares da corporação de bombeiros, representantes de entidades e empresas que apoiam a associação humanitária e população em geral.

Numa sessão presidida pelo presidente da assembleia geral da AHBVA, Jorge Arroz, estiveram na mesa de honra o presidente da direção, Norberto Barão, o vice-presidente da câmara municipal de Alcochete, José Luís Alfélua, o 2.º comandante, José Martins, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, comandante Jaime Marta Soares, o diretor nacional de Bombeiros da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Pedro Lopes, a comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro, Patricia Gaspar, o presidente da Federação de Bombeiros de Setúbal, José Raimundo, e o presidente da junta de freguesia de Alcochete, Estêvão Boieiro.

Presentes na cerimónia estiveram também o Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Leiria, a vereadora Raquel Prazeres, o vereador Vasco Pinto, os presidentes da Junta de Freguesia de Samouco, António Almeirim, e de São Francisco, Luís Madeira, representantes de outras corporações de bombeiros, de entidades militares e civis.

O vice-presidente José Luis Alfélua enalteceu o trabalho realizado pelos bombeiros em prol da população do concelho, assim como o empenho da direção na gestão da associação e anunciou um aumento no apoio à associação humanitária: “A câmara municipal contemplou no orçamento para 2017 um aumento de 10% no apoio financeiro atribuído à associação humanitária de bombeiros voluntários de Alcochete”.

O 2.º comandante, José Martins, destacou que “cada cêntimo gasto nos homens e mulheres que compõem o nosso corpo de bombeiros não deve ser visto como um custo, mas sim como um investimento e os cerca de 5000 serviços efetuados anualmente e os mais de 500 km percorridos diariamente provam a capacidade de mobilização do nosso corpo de bombeiros”, enfatizou José Martins, que acrescentou que “no último ano ingressaram nas fileiras do corpo de bombeiros 15 voluntários, 7 dos quais estão a terminar a formação obrigatória de ingresso”.

Com a ajuda de algumas empresas e da Casa de Pessoal da Firestone os bombeiros de Alcochete adquiriram duas viaturas automóveis e uma embarcação de socorro que “vão permitir uma enorme poupança financeira assim como a atribuição de qualidade e conforto aos utentes que diariamente utilizam os nossos serviços para os seus tratamentos de saúde”, destacou o presidente da direção da associação, Norberto Barão, que acrescentou que a aquisição de uma das viaturas só foi possível com a doação de cerca de 10 mil euros da casa do pessoal da Firestone de Alcochete, e com recurso a financiamento bancário para o restante montante.

“Investimos também numa embarcação robusta e polivalente que nos vai permitir prestar diversos serviços marítimos, colmatando assim uma lacuna por nós detetada”, referiu ainda o presidente da direção.

Durante a cerimónia foram condecorados com a atribuição de medalha de grau cobre por serviços distintos, o bombeiro de 2ª Rui Manuel Pintado e ao subchefe José Carlos Mateus, foram conhecidas as promoções dos bombeiros que integram a corporação, e agraciados com a imposição de emblemas e entrega de diplomas, os associados que completaram 25 e 50 anos.

Por proposta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete a Liga dos Bombeiros Portugueses condecorou com o crachá de ouro a empresa Transgrua, pelo apoio dado à associação humanitária através do empréstimo de equipamentos, assim como as reparações dos diversos veículos de socorro nas suas oficinas sem qualquer custo para associação e pela construção do novo parque para veículos de socorro avaliado em cerca de 70 mil euros.
A associação humanitária agradeceu ainda publicamente à câmara municipal, juntas de freguesia, empresas e particulares que durante o último ano ajudaram de forma voluntária e solidária a associação e seu corpo de bombeiros.

Neste dia de festa outras entidades felicitaram também os bombeiros, nomeadamente a corporação de Samora Correia e Sintra, o rancho folclórico do Passil, num agradecimento alargado da população do lugar do Passil, e o Aposento do Barrete Verde.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze