Procura turística no concelho cresceu 27%

Crescimento turistico 1 750 2500
2016/10/26
No primeiro semestre de 2016, o total de dormidas no concelho aumentou 27%, segundo informação avançada pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa. Este crescimento turístico vai ao encontro das ações que têm sido desenvolvidas pela câmara municipal e pelos parceiros locais, com vista a afirmar Alcochete como um destino turístico que se distingue pelo seu património natural e cultural.

No total, entre janeiro e junho do presente ano foram registadas 4863 dormidas, mais 1033 comparativamente com o 1.º semestre de 2015. Os meses de maio e junho foram os que registaram maior afluência de visitantes, registando 1019 (em maio) e 1095 (em junho) estadias.

Ainda de acordo com os números obtidos, a expressão dos turistas nacionais na hotelaria local registou uma variação positiva de 58%, traduzindo-se em 2516 dormidas, ao contrário das 1592 verificadas no ano transato (1.º semestre).

Embora não registando um aumento tão significativo, a estadia de turistas estrangeiros também tem uma variação positiva de 5%, com 2347 dormidas, estando os mercados espanhol e francês no topo da tabela com 785 e 351 dormidas respetivamente.

O festival internacional de papagaios de Alcochete, a Feira Quinhentista e a Feira da Saúde são exemplos de eventos de âmbito cultural e turístico que marcaram o calendário de eventos locais no 1.º semestre de 2016, a par de outras ações que contribuíram para a afirmação turística do concelho de Alcochete, como a presença em mais uma Bolsa de Turismo de Lisboa, no passado mês de março, e a inauguração da tradicional embarcação “Bote Leão” que, desde julho, tem realizado vários passeios turísticos no Tejo.

A realização de eventos e outras ações promocionais pela câmara municipal, sempre em estreita articulação com entidades e associações locais, são também resultado de uma estratégia de turismo que tem vindo a consolidar a imagem do Concelho em segmentos de turismo como o de natureza, equestre e náutico.