Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Alcochete acolheu cerimónia de abertura do Europeu de Endurance

3 1 1024 2500
02 Setembro 2016
Alcochete acolheu ontem a cerimónia oficial de abertura da edição 2016 do campeonato europeu de endurance para jovens cavaleiros e juniores, que vai decorrer no Polo Equestre de Rio Frio no sábado, 3 de setembro.

Após uma receção nos Paços do Concelho, as entidades oficiais e as delegações dos 11 países que vão estar representados no Meydan FEI European Endurance Championship for Young Riders and Juniors percorreram as ruas da vila até ao Passeio do Tejo onde decorreu a cerimónia oficial, num desfile liderada pela Charanga da Guarda Nacional Republicana.

Num ambiente de alegria e boa disposição desfilaram no núcleo antigo da vila os cavaleiros e equipas técnicas de Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grã Bretanha, Holanda, Hungria, Itália, Noruega e Suécia.

Já no Passeio do Tejo, junto ao núcleo de arte sacra, teve início a cerimónia oficial durante a qual foram apresentadas as equipas dos países que vão participar no campeonato perante o presidente da câmara, Luis Miguel Franco, o presidente campeonato, José Ramos Rocha, o representante da federação equestre internacional, Rui Amante, entidades oficiais, autarcas e população em geral.

Luís Miguel Franco apresentou Alcochete como um concelho com história e com um enorme potencial de desenvolvimento turístico nomeadamente no que respeita ao turismo equestre, ao turismo de natureza e ao turismo náutico, em consonância com o plano estratégico para o turismo na Região de Lisboa 2015-2019, que posiciona Alcochete na centralidade do Arco do Tejo.

“Estamos num dos principais santuários estuarinos da Europa que é a Reserva Natural do Estuário do Tejo, temos parcela de território agro-florestal que constitui no seu todo um património valiosíssimo e de enormes potencialidades”, referiu o presidente da câmara.

“No que diz respeito ao turismo equestre queremos aproveitar os equipamentos já existentes no concelho e queremos potenciá-los, nomeadamente, a Barroca d'Alva, o Cabanão das Éguas, o Picadeiro da Fonte da Senhora e temos o Polo Equestre de Rio Frio, que tem a classificação de 5* pela Federação Equestre Portuguesa e que vai acolher este campeonato da Europa”, disse o autarca.

“Esta pode ser a primeira etapa para que o turismo equestre se transforme numa plataforma de atração turística, mas também numa plataforma para garantir mais economia para o concelho de Alcochete e para a região. Sonhamos também com o dia em que esta prática se generalize e seja acessível a qualquer cidadão que nela tenha interesse”, concluiu Luís Miguel Franco.

Ramos Rocha começou por referir que é um enorme motivo de orgulho para Rio Frio receber todos os participantes no campeonato europeu e desejou a todos uma prova de grande sucesso e que seja para “todos os jovens cavaleiros mais um passo na sua afirmação internacional como cavaleiros de endurance”.

“Este é mais um passo na estratégia que determinamos conjuntamente com a câmara municipal de Alcochete para o desenvolvimento desta região e que tem no desporto equestre um dos principais setores de intervenção”, disse Ramos Rocha.

Na ausência do diretor da disciplina de endurance da Federação Equestre Internacional, Rui Amante leu uma carta de Manuel Bandeira de Melo dirigida aos cavaleiros e delegações presentes e à organização da prova.

Após os discursos oficiais e entrega de ofertas às delegações e entidades oficiais seguiu-se um momento de convívio perfeitamente enquadrado por um sublime pôr-do-sol.

Este é mais um fim de semana de grande intensidade para o Polo Equestre de Rio Frio que acolhe no dia seguinte, 4 de setembro a Meydan Rio Frio Endurance Cup 2016 que integrará diferentes provas desde os 160 km aos 40 km e terá o início no domingo às 5:30 e terminará por volta das 18h00.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze