Alcochete 2025 - Autarquia incentiva participação pública

Alcochete2025 1 1024 2500
17 Março 2011

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município - “Alcochete 2025”, instrumento operacional e de planeamento, que visa dar resposta às novas realidades e desafios que se apresentam ao Município, está actualmente numa fase preliminar da sua elaboração e entende o Executivo Municipal ser fundamental envolver a população através de um processo de participação pública.

Após a realização de reuniões de trabalho, que envolveram os técnicos da Autarquia, e deslocações ao terreno da equipa técnica de Augusto Mateus e Associados, foi apresentada à Câmara Municipal a versão preliminar deste plano, onde estão definidos os pontos fortes e oportunidades, assim como os eixos estratégicos (abaixo descriminados), fundamentais para um desenvolvimento sustentável do Município.

Alcochete apresenta uma especialização funcional no contexto da AML, é um concelho que tem para oferecer uma elevada qualidade paisagística e ambiental, uma competitividade da actividade agrícola, compatível com os objectivos de conservação da natureza, uma forte identidade cultural e tradição associada à gastronomia, e uma capacidade de acolhimento face ao crescimento populacional da última década.

Nesta versão preliminar da Visão e Estratégia para “Alcochete 2025” estão definidas as oportunidades deste concelho ribeirinho que apontam para o desenvolvimento do turismo e lazer na natureza, o aproveitamento dos recursos das áreas protegidas, localizadas no território, o posicionamento geográfico face ao projecto estruturante do novo aeroporto de Lisboa, a crescente procura de produtos naturais e actividades de lazer em espaço rural e a valorização a tradição e genuinidade associada aos produtos rurais, assim como a manutenção de um ritmo de crescimento populacional equilibrado.

A Autarquia pretende que o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Alcochete reflicta as preocupações e visões dos munícipes e, por isso, promove em Abril, sessões temáticas no sentido de envolver os agentes económicos, culturais, sociais e a população em geral na elaboração deste plano.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento de Alcochete esteve em discussão no passado mês de Fevereiro em dois momentos públicos, nomeadamente na reunião de Câmara do dia 16 e na reunião da Assembleia Municipal do dia 25, durantes as quais foram apresentadas pela equipa técnica de Augusto Mateus e Associados, as linhas orientadoras, integrados naquela que é a sua versão preliminar.

Recorde-se que o primeiro debate para a elaboração do Plano Estratégico realizou-se a 3 de Julho de 2009, no Fórum Cultural de Alcochete, subordinado à temática “Que desafios para o concelho de Alcochete?”, registando uma grande participação pública, importante para a definição de uma visão e estratégia para o Município.

A Câmara Municipal criou e disponibiliza, desde então, o endereço electrónico Alcochete2025@cm-alcochete.pt para receber os contributos, opiniões e receios de todos aqueles que queiram contribuir para a construção deste Plano.

De modo a facilitar o acesso de todos à informação sobre o desenvolvimento e implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Alcochete, a Autarquia vai também criar um site exclusivamente dedicado a "Alcochete 2025".

E porque para a Câmara Municipal a opinião de todos é importante, as redes sociais não foram excluídas deste processo de participação pública. Assim, através do canal no Facebook “Viver Alcochete”, os cidadãos podem interagir com a Autarquia através da Caixa Discussão e também através do Twitter.

Participe! Envie-nos a sua opinião.
Consigo construímos o futuro!

Eixos Estratégicos

Eixo 1 - Alcochete espaço de capitalidade nas funções associadas à biodiversidade e conservação da natureza e "porta de entrada" da Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Eixo 2 - Alcochete espaço de visitação e lazer

Eixo 3 - Alcochete espaço de iniciativa, empreendedorismo e localização empresarial

Eixo 4 - Alcochete espaço de atractividade residencial

Eixo 5 - Governança e governabilidade