Câmara promove encontro com agentes económicos sobre “Alcochete 2025”

Enc140411 1 1 1024 2500
18 Abril 2011

No seguimento do processo de participação pública implementado pela Câmara Municipal, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Município – “Alcochete 2025”, a Câmara Municipal promoveu no passado dia 14 de Abril, no Clube Náutico Al-Foz, um encontro com o Professor Augusto Mateus no qual participaram agentes económicos, empresários do Concelho, além de dirigentes e representantes de entidades regionais e nacionais. Refira-se as presenças da presidente da CCDR – LVT, Arq. Teresa Almeida, e do presidente do ICNB, Dr. Tito Morais.

O Presidente da Câmara deu as boas vindas aos presentes sublinhando a importância da realização destas reuniões de trabalho: “Identificámos 5 Eixos Estratégicos, que estão agora sujeitos a discussão e reflexão. Pretendemos partilhar as nossas reflexões convosco e obter de vós uma análise critica em relação àquilo que é proposto em termos de desenvolvimento para o Município de Alcochete”.

Seguiu-se a apresentação pelo Professor Augusto Mateus, que incidiu nas grandes linhas orientadoras do Plano, assim como os modelos de parceria e cooperação que se podem estabelecer entre a Câmara Municipal e os agentes económicos.

O Professor, que lidera a equipa que está a elaborar o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Alcochete, focou na sua intervenção os 5 eixos estratégicos já definidos para o Município e as oportunidades e factores de atractividade existentes no Concelho, sublinhando que um dos grandes desafios é pensar “Alcochete como espaço de emprego e criação de riqueza, de lazer e de comércio”.

“Não se quer que o Plano Estratégico seja um documento, mas um instrumento que oriente o investimento, a decisão e uma coisa muito importante que é a convergência da população para um conjunto de objectivos precisos em que todos se têm de envolver. É preciso ter uma ideia de futuro, uma ideia suficientemente atractiva e sobretudo pragmática”, referiu o Professor Augusto Mateus.

Augusto Mateus salientou a imperiosa necessidade de um desenvolvimento sustentável do Município numa estratégia que preserve aquilo que é único no Concelho com uma obrigação fundamental ao nível do Estuário do Tejo.

E sublinhou ainda a importância de existir uma estratégia que preserve as tradições, o Núcleo Histórico, que consiga que o crescimento demográfico se faça de forma planeada, sem esquecer a expansão metropolitana normal, mas em harmonia com uma realidade histórica e distinta na Área Metropolitana de Lisboa.

O Professor destacou ainda as oportunidades existentes em Alcochete ao nível de espaços direccionados para uma lógica empresarial moderna e de grande qualidade que possa tirar partido de futuras sinergias, que considere os serviços, a localização de fábricas e armazéns, referindo-se de forma particular à logística.

No debate que se seguiu, os participantes manifestaram as suas opiniões, preocupações e experiências adquiridas no desenvolvimento das suas actividades, perspectivando o futuro de Alcochete.