Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara promove última sessão de discussão pública sobre “Alcochete 2025”

Alc2025290611 1 1024 2500
30 Junho 2011

A Câmara Municipal promoveu ontem, 29 de Junho, no Fórum Cultural de Alcochete, a última Sessão Pública de discussão sobre as Grandes Linhas do Plano Estratégico de Desenvolvimento “Alcochete 2025”, para que todos os cidadãos pudessem manifestar a forma como perspectivam Alcochete em 2025.

Apresentada pelo Prof. Augusto Mateus a versão actual do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Alcochete constitui ainda um documento de trabalho, ainda que em termos técnicos esteja praticamente concluído, revelando-se de grande utilidade para o Concelho, com vista à preparação do que se quer fazer em Alcochete no horizonte temporal até 2025.

Para o Prof. Augusto Mateus o crescimento populacional, que até 2025 poderá chegar aos 30 mil habitantes, e a atractividade do concelho, assente na identidade e história local, são alguns dos aspectos que integram a dinâmica territorial existente e que constituem aspectos diferenciadores do Concelho.

As questões de planeamento e a visão estratégica para o desenvolvimento de Alcochete nortearam a intervenção do Presidente da Câmara que afirmou que: “Algumas das directrizes fundamentais deste Plano Estratégico estão já em desenvolvimento, nomeadamente, a requalificação da Frente Ribeirinha, em que a Câmara Municipal está a ultimar os projectos de execução, o Arco Ribeirinho Sul, porque soubemos inserir no PROT-AML a integração do Município de Alcochete no Arco Ribeirinho Sul, que também já está em discussão, o Pólo Tecnológico da Coutadinha, que sem a integração do Município no Arco Ribeirinho Sul, muito dificilmente seria concretizável, e a Requalificação do Parque Escolar, com a construção do Centro Escolar de São Francisco”.

Luís Miguel Franco sublinhou ainda: “A identidade cultural do nosso Município constitui um dos factores mais importantes que nos diferenciam dos restantes municípios da Grande área Metropolitana de Lisboa”.

Durante o debate de ideias, que se generalizou entre os presentes, foram abordadas diferentes questões relacionadas com a forma como o plano vai ser executado, sem esquecer a conjuntura económica desfavorável que o país atravessa.

Os participantes questionaram ainda o Presidente da Câmara e o Prof. Augusto Mateus sobre as formas de potenciar e valorizar aspectos identitários existentes no território, com destaque para a vertente ambiental e turística, a expansão urbana, o desenvolvimento dos parques industriais, entre outros.

Recorde-se que a Câmara Municipal iniciou o processo de desenvolvimento do Plano em Julho de 2009 e desde então a Autarquia tem desenvolvido um intenso trabalho, quer internamente na Câmara Municipal, quer com a equipa de Augusto Mateus, e também com o contacto directo com os agentes económicos, educativos e o movimento associativo do Município.

Concluída esta fase de participação pública vão realizar-se reuniões de trabalho entre os técnicos da Autarquia e a equipa liderada por Augusto Mateus, no sentido de integrar contributos válidos na versão final do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Alcochete.


Plano Estratégico de Desenvolvimento "Alcochete 2025"
(versão actual)

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze