Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Mário Laginha e Bernardo Sassetti

28 Dezembro 2007
Pianistas tocam com Orquestra Sinfonietta
A Câmara Municipal assinala o início da programação cultural de 2008 com um concerto de Ano Novo que se realiza no próximo dia 5 de Janeiro, sábado, às 21h45 no Fórum Cultural de Alcochete.

Mário Laginha e Bernardo Sassetti são os dois ilustres pianistas que vão acompanhar a Orquestra Sinfonietta de Lisboa neste espectáculo musical.



Air for Strings (Norman Dello Joio), A Menina e o Piano (Mário Laginha), Señor Cáscara (Bernardo Sassetti), Sonho dos Outros (Bernardo Sassetti), Trás um Amigo Também (José Afonso) e Fisicamente (Mário Laginha) são os temas que constituem a primeira parte do concerto dirigido pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo.



Na segunda parte, o público pode contar com temas como Horn Please (Mário Laginha), A Segunda Gaveta a Contar de Cima (Mário Laginha), Renascer (Bernardo Sassetti), Um Amor (Mário Laginha) e Bahianinha (Bernardo Sassetti).



O ingresso custa €10 ou €7 (para menores de 25 anos e maiores de 65 anos) e pode ser adquirido ou reservado no Fórum Cultural de Alcochete.



Nascido em 1970, Bernardo Sassetti iniciou os seus estudos em piano clássico e frequentou a Academia dos Amadores de Música. Em 1987 dá os primeiros passos no seu percurso profissional em clubes locais e concertos com o Moreiras Jazztet e o quarteto de Carlos Martins.



Bernardo Sassetti já participou em mais de cinquenta trabalhos discográficos como solista, compositor e orquestrador. Nos últimos seis anos, tem composto música para cinema, com destaque para a sua participação no filme “The Talented Mr. Ripley”, do realizador Anthony Minguella, e para a sua parceria com o trompetista Guy Barker numa série de temas que foram apresentados na Premiére deste filme realizada em Los Angeles, Nova Iorque, Chicago, Berlim, Paris, Londres e Roma.



Com uma sólida formação clássica, Mário Laginha terminou o Curso Superior de Piano do Conservatório com a classificação máxima. A sua formação permitiu-lhe escrever para formações tão diversas como a Big Band da Rádio de Hamburgo, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Filarmónica de Hannover, o Remix Ensemble, o Drumming Grupo de Percussão e a Orquestra Nacional do Porto.



No seu universo musical podemos encontrar diversas influências que se misturam entre si. No seu duo com a cantora Maria João são bem visíveis os ecos africanos, brasileiros, indianos e portugueses. Desta parceria resultou uma dezena de discos e concertos em alguns dos mais importantes festivais de jazz do mundo. Destaque para a participação no Festival de Jazz de Montreux, Festival do Mar do Norte, Festival de Jazz de San Sebastian e Festival de Jazz de Montreal.



Fundada em 1995, a Sinfonietta de Lisboa está a cargo de Vasco Pearce de Azevedo (maestro titular) e António Lourenço (maestro adjunto) e, no seu vasto currículo, já contam diversas actuações em locais como o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Rivoli, no Porto.



Um dos seus objectivos é a divulgação de música do século XX, em particular de compositores portugueses contemporâneos. Como tal, no seu repertório estão inseridas algumas obras de Eurico Carrapatoso, Bernardo Sassetti, Sérgio Azevedo, Carlos Fernandes, Vasco Pearce de Azevedo, Carlos Caíres, Pedro Faria Gomes e Ivan Moody.

Município de Alcochete © 2020 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze