Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Comunidade Escolar visita Centro Escolar de São Francisco

Vcesf 1 1 750 2500
28 Dezembro 2011

A Câmara Municipal promoveu, no passado dia 22 de Dezembro, uma visita às instalações do novo Centro Escolar de São Francisco, cuja inauguração está prevista para o próximo mês de Janeiro, no arranque do 2.º período escolar.

Participaram nesta visita, especialmente direccionada à comunidade educativa, professores, educadores e representantes das associações de pais do Concelho, além do Presidente da Câmara e Vereadores que integram o Executivo Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia de São Francisco, o Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Entre Tejo e Sado e a Directora do Agrupamento de Escolas El Rei D. Manuel I.

Este equipamento escolar está numa fase de conclusão, em que estão a ser instalados mobiliários e equipamentos necessários ao seu funcionamento. E esta visita conduzida pelo Vereador da Educação, Paulo Alves Machado, permitiu que professores, educadores e pais conhecessem as instalações, valências e mais-valias deste novo equipamento de ensino, que custou à Autarquia cerca de 4 milhões de euros.

“Situado em São Francisco este Centro Escolar corresponde ao maior investimento, de sempre, da Câmara Municipal de Alcochete em todas as áreas e pretende-se que sirva todo o Concelho de Alcochete”, referiu o Presidente da Câmara.

“Estamos a falar de um investimento que vai custar em termos de obra física 3 milhões de euros, mas que também tem subjacente a concepção de projectos, de especialidade e de execução, e o terreno onde ele está construído, portanto estamos a falar de um equipamento que ascende a 4 milhões de euros”, sublinhou Luís Miguel Franco.

Estruturado em dois grandes núcleos, um para o 1.º ciclo e outro para o pré-escolar, o Centro Escolar de São Francisco beneficiou de dois financiamentos distintos: um para o pré-escolar no âmbito do Programa de Alargamento da Rede Pré-escolar e outro no âmbito do QREN para o 1.º ciclo, que se traduz num apoio e 700 mil euros, em que tudo o mais corresponde a um esforço financeiro da Câmara Municipal.

O novo equipamento escolar do Concelho está dotado de salas de aulas, devidamente equipadas, salas para os professores, educadores, para a recepção dos pais, refeitório e cozinha e uma biblioteca.

O vereador Paulo Machado deu início à visita pelo núcleo do pré-escolar e explicou que uma das preocupações “foi garantir que este equipamento escolar tivesse desde o início todo o conjunto de mobiliário básico, para garantir a não existência de armários suplementares nas salsas e também toda a zona de apoio, de casas de banho, de forma a permitir a utilização por duas salas, dos espaços garantido também maior segurança e controlo das crianças”.

A visita prosseguiu para o núcleo destinado ao 1.º ciclo do ensino básico, onde os professores ficaram a conhecer as salas de aulas, o espaço que vai ser ocupado pela Biblioteca, e o espaço de recreio exterior.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze