Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“Olhando pelo Mundo” parte de Alcochete

Om1 1 750 2500
28 Dezembro 2011

Alexandre Costa e João Vicente partiram no passado dia 26 de Dezembro para uma aventura de 8 meses pelo Continente Americano, que teve como local de partida Alcochete e terá como local de chegada o Alasca, num percurso por 16 países, no âmbito do projecto “Olhando pelo Mundo”.

Na bagagem levam um forte sentimento de amizade e de aventura, solidariedade para com os Médicos do Mundo e a bandeira do Município de Alcochete, com a qual vão fazer-se fotografar em alguns dos mais importantes momentos desta viagem.

No dia da partida para esta grande aventura, que assume o carácter de missão solidária, estes dois fotográficos voluntários da Associação Médicos do Mundo, foram recebidos pelo Presidente da Câmara, pelos Vereadores Paulo Machado e Jorge Giro, e por um representante dos Médicos do Mundo, nos Paços do Concelho, e protagonizaram um momento bastante informal, que marcou o início desta aventura, ao qual não faltaram os seus familiares e amigos.

O Presidente da Câmara classificou este projecto de extraordinário pela sua componente solidária em relação aos Médicos do Mundo e destacou a amizade existente com estes dois “aventureiros”.

“O Alexandre já nos deu o prazer de em algumas das suas viagens transportar consigo a bandeira do nosso Município e isso foi um enorme motivo de orgulho para todos nós. Desta vez o Alexandre e o João vão transportar duas bandeiras do Município e a nosso pedido vão fazer fotografar-se com elas nalguns dos locais mais emblemáticos da sua viagem”, acrescentou Luís Miguel Franco.

“A ideia fundamental é darmos alguma utilidade às nossas viagens e às nossas fotografias. E perante algumas desilusões que existem nosso país espero que quando nós regressarmos tenham um presente para nós – que o nosso País está melhor”, referiu Alexandre Costa.

“Estou certo que vamos ver muitas situações difíceis e graves, de tanta injustiça e sofrimento humano, mas vamos acreditar vamos ter força para enfrentar os desafios desta viagem”, acrescentou o fotógrafo residente em Alcochete.

João Vicente manifestou uma grande ansiedade pelo início da viagem, mas simultaneamente uma grande angústia por deixar a família e os amigos por tanto tempo.

“Conheci o Alexandre aqui em Alcochete e cresceu uma amizade entre nós, por isso faz todo o sentido começar aqui a nossa viagem e depois terminá-la aqui”, disse o fotógrafo.

Numa parceria com a Escola Secundária de Alcochete a dupla de fotógrafos voluntários vão tentar acompanhar o desenvolvimento dos projectos literários, manter um contacto o mais permanente possível, através do envio de correio electrónico e através de vídeo-conferências. “Vamos tentar acompanhar a turma do 10ºD em Português, e vamos tentar ajudá-los a conhecer um pouco mais os autores literários daquela zona”, referiu João Vicente.

O objectivo é que os alunos elaborem um trabalho literário, com enfoque nos escritores dos países por onde o Alexandre Costa e o João Vicente vão passar e que será ilustrado com fotografias desses locais, enviadas pelos fotógrafos.

“E através do projecto CANTIC, que leva a escola a quatro hospitais da zona de Lisboa, Santa Maria, IPO, Alcoitão e Dona Estefânia, vamos tentar alegrar aquelas crianças que estão internadas durante muitos meses e não podem ir à escola, através das nossas fotografias e dos nossos textos”, acrescentou João Vicente.

“A viagem vai ser um grande desafio e um grande prazer, não vai ser fácil, são muitos países e as condições não vão ser sempre as melhores, mas acredito que vamos chegar ao Alasca pessoas mais ricas”, destacou João Vicente.

Através do projecto “Olhando pelo Mundo” os dois fotógrafos vão registar momentos do trabalho, do modo de vida e do quotidiano das pessoas dos países por onde vão passar, que posteriormente vão integrar o livro “Olhando pelo Mundo”, em que parte das receitas vai reverter para os Médicos do Mundo.

A ventura de Alexandre Costa e João Vicente pode ser acompanhada na página da rede social facebook em www.facebook.com/olhando.pelo.mundo e no site www.olhandopelomundo.com.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze