Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Exposição "Olhando pelo Mundo" aberta ao público na Galeria Municipal

Expo mundo1 1 750 2500
16 Janeiro 2013

As comemorações dos 115 anos da Restauração do Concelho de Alcochete tiveram início ontem, dia 15 de Janeiro, na Galeria Municipal do edifício dos Paços do Concelho, com a inauguração da exposição de fotografia e a apresentação do livro “Olhando pelo Mundo”, um projecto realizado por Alexandre Costa, João Vicente, António Herrarte e Álvaro Barcelos.

A Vereadora da Cultura deu início à inauguração da exposição “Olhando pelo Mundo”, um projecto que teve o seu início no dia 26 de Setembro de 2011 em Alcochete, local de partida para um percurso por 16 países do continente americano, realizado na íntegra por Alexandre Costa, com o apoio dos outros participantes. Susana Custódio destacou ainda que uma parte das receitas da venda do livro “Olhando pelo Mundo” reverte para a Associação Médicos do Mundo.

“Gostaria de realçar o espírito aventureiro destes quatro vossos amigos, do Alexandre, do João, do Álvaro e do António que, durante longos meses, tendo subjacente esse objectivo de contribuir para uma causa maior, puderam percorrer caminhos que não conheciam e que depois traduziram num livro que também está à vossa disposição e que está reflectido nesta exposição que a Câmara Municipal de Alcochete tem o orgulho de patentear”, referiu o Presidente da Câmara Municipal.

Luís Miguel Franco salientou a colaboração estabelecida com Alexandre Costa, lembrando que “foram muitas as oportunidades em que a Câmara Municipal de Alcochete teve o privilégio e a honra de patentear o produto da sua arte, do seu olhar sobre este mundo em que vivemos, um mundo que queremos transformar num local mais aprazível, mais solidário, mais fraterno e mais igualitário” e que decorrente dessa parceria, o Executivo Municipal vai deliberar a atribuição da Medalha Dourada da Restauração a Alexandre Costa na reunião de Câmara que se realiza no dia 16 de Janeiro.

O autarca destacou que a inauguração da exposição “é o momento primeiro das comemorações dos 115 anos da Restauração do Concelho”, a que se seguirá a apresentação de cumprimentos pela Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 às associações e autarquias, “um momento com mais significado na conjuntura em que vivemos”.

“Sempre assumimos o Poder Local como estando próximo das populações no sentido de resolver os seus problemas concretos e de melhorar a sua qualidade de vida, numa conjuntura em que estamos a assistir à destruição do Poder Local Democrático”, disse o Presidente da Câmara, fazendo apelo à participação da população nas comemorações do 15 de Janeiro, uma vez que “é nestes momentos que se constrói a identidade de um povo fraterno, solidário que, ao longo dos tempos, se habituou a trabalhar nas salinas, a ser um apaixonado da festa brava e de todas as manifestações culturais relacionadas com o touro bravo”.

Os quatro participantes no projecto “Olhando pelo Mundo” usaram da palavra para, de forma unânime, agradecer o apoio da Câmara Municipal. Na sua intervenção, Alexandre Costa referiu os laços familiares e a sua forte ligação a Alcochete e da viagem ao continente americano destacou a recepção que lhe foi feita pelo Grupo de Forcados de Mazátlan, no México. “Fomos recebidos como só aquelas famílias muito unidas, muito chegadas, recebem”, disse.

A exposição de fotografia “Olhando pelo Mundo” pode ser visitada na Galeria Municipal dos Paços do Concelho até 22 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze