Câmara Municipal contesta aumento dos custos dos transportes

Cma2 1 750 2500
21 Fevereiro 2013
O Executivo Municipal de Alcochete aprovou, por unanimidade, exigir a revogação dos aumentos nos preços dos transportes e a reposição das tarifas reduzidas para estudantes e reformados.

Esta deliberação decorre do projecto de resolução n.º 598/XII-2.ª, apresentado pelo Grupo Parlamentar do PCP, que exige a revogação dos aumentos tarifários nos transportes públicos, bem como a reposição dos descontos nos passes 4-18 e sub-23.

De acordo com o Vereador das Obras Municipais e Rede Viária, José Luís Alfélua, “nos últimos dois anos tem-se agravado sobremaneira os tarifários (dos transportes públicos) na Área Metropolitana de Lisboa” com aumentos dos custos dos passes para os estudantes e os pensionistas/idosos, verificando-se também “a redução das carreiras rodoviárias urbanas e fluviais”, situações que também afectam a população do concelho de Alcochete.

As alterações verificadas ao nível dos passes escolares motivou também a intervenção do Vereador da Educação, Paulo Alves Machado, que referiu que “as autarquias têm vindo a ser confrontadas com um aumento exponencial de pedidos de passes que até então eram suportados pela Tutela”.

O autarca lamentou ainda que “por força da aplicação da Lei de Finanças Locais, o Município de Alcochete não vê ressarcido, em termos daquilo que são as transferências de competências em matéria de transportes, o financiamento que lhe era devido por este facto”, uma situação que é agravada com o prolongamento da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano.