Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Plano Municipal para a Igualdade foi apresentado aos trabalhadores

Plano igualar 1 750 2500
07 Março 2013
Prevista para o mês de Abril, a abertura do Espaço Igualdade em Alcochete para apoio psicossocial aos trabalhadores das Autarquias Locais é uma das acções decorrentes da elaboração do Plano Municipal para a Igualdade "Igualar em Alcochete" que hoje, dia 7 de Março, foi apresentado aos trabalhadores da Câmara Municipal.

Nas sessões realizadas em Alcochete, uma no Salão Nobre dos Paços do Concelho e duas nas instalações dos Serviços Operacionais, participaram o Vereador da Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, Paulo Machado, a representante da empresa Qualitividade, Marisa Ramoa, a consultora Cristina Caldeira, e a técnica municipal e Conselheira para a Igualdade, Patrícia Caetano.

O Vereador do Desenvolvimento Social destacou que a escolha da data para a apresentação do Plano Municipal para a Igualdade, no dia 7 de Março, esteve relacionada com as comemorações do Dia Internacional da Mulher. “A participação democrática dos cidadãos é hoje mais do que nunca um aspecto fundamental a sublinhar”, disse.

Numa interpelação directa aos trabalhadores, o autarca referiu que o Plano, “que vem na sequência de um trabalho feito com todos os trabalhadores e trabalhadoras da Câmara Municipal, é o primeiro contributo formal para desocultar questões que vos preocupam e nos preocupam a nós e que estão todas ligadas à gestão das pessoas, à nossa relação em sociedade, à nossa capacidade de convivermos melhor”.

Seguiu-se depois uma apresentação pormenorizada do Plano Municipal para a Igualdade, realizada por Cristina Caldeira, que destacou que o Plano “que inicialmente apenas se prendia com a igualdade de género” acabou por se tornar num Plano da Igualdade”, que surgiu no âmbito de uma candidatura à Comunidade Europeia, nos anos de 2011 a 2013.

“Do diagnóstico, das acções de formação, dos contributos que dali retirámos, era preciso concretizar e fomos ao encontro daquilo que nos pareceu ser mais crítico: não haver um espaço onde as pessoas pudessem fazer recomendações, sugestões e reclamar com responsabilidade”, referiu a especialista.

Por seu turno, a técnica municipal e Conselheira para a Igualdade, Patrícia Caetano, sintetizou o trabalho desenvolvido no âmbito da elaboração do Plano, destacando a realização de um plano de formação em modernização do serviço público, em que participaram todos os trabalhadores da Autarquia, seguindo-se agora a disponibilização de um Guia de Acolhimento ao Trabalhador, de Guias para cada uma das unidades orgânicas e de um guião para a comunicação externa.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze