Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Autarcas prestam homenagem às mulheres do Concelho

Mulher1 1 750 2500
08 Março 2013

No Dia Internacional da Mulher, que se festeja hoje, 8 de Março, os autarcas do Concelho cumpriram a tradição de oferecer uma flor às mulheres, uma data que representa uma homenagem simbólica à luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho em todo o mundo, uma data recuperada pelos movimentos feministas do século XX no mundo ocidental.

De salientar que o Dia Internacional da Mulher foi adoptado pelas Nações Unidas em 1977 para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

A oferta de flores às mulheres no concelho de Alcochete teve início de manhã bem cedo junto à empresa Crown Cork and Seal, depois na Fundação João Gonçalves Júnior, no edifício da Câmara Municipal e nas ruas de Alcochete, de Samouco e de São Francisco.

No período da tarde, os autarcas prosseguiram com a oferta de gerberas às funcionárias da Autarquia e às mulheres residentes na Fonte da Senhora, Passil, Monte Laranjo e Rilvas.
As comemorações do Dia Internacional da Mulher em Alcochete prosseguem hoje com um jantar convívio para as mulheres da Freguesia de São Francisco na sede do Futebol Clube de São Francisco.

Amanhã, dia 9, o Centro Escolar de São Francisco acolhe, com início às 9h45, uma manhã dedicada ao desporto com ginástica e hip-hop para crianças dos 6 aos 12 anos e zumba fitness e ioga para maiores de 13 anos.

Às 12h00, a Câmara Municipal inaugura um ginásio para ginástica especial no edifício da antiga Escola Primária de São Francisco e as actividades prosseguem nesta Freguesia com um passeio pedestre “Dia Internacional da Mulher”, com início marcado para as 15h00 no Largo 1.º de Maio em São Francisco e a inauguração da exposição colectiva de pintura, escultura, fotografia, desenho e instalação da Artéknusune – Grupo de Artistas Plásticos para a Promoção da Cultura e das Artes no Fórum Cultural de Alcochete, às 16h00.

No Domingo, dia 10, a Junta de Freguesia de Samouco assinala o Dia Internacional da Mulher com uma sessão evocativa, às 16h00, no edifício da Junta, que contará com a participação da Vereadora da Cultura, Susana Custódio, e de Paula Margato e Helena Cruz. A sessão incluirá a apresentação pública do Coro de Câmara da Associação Desportiva Samouquense, dirigido pela maestrina Gisela Sequeira.

Também a Junta de Freguesia de Alcochete celebra o Dia da Mulher com a inauguração da exposição “Toda la Patria está en la mujer. Retratos de patriotas cubanas” com desenhos de António Guerrero.

Promovida pela Junta de Freguesia e pelo MDM-Movimento Democrática de Mulheres, esta iniciativa assume-se como uma acção de solidariedade com Cuba pela exigência de libertação dos cinco cubanos injustamente presos nos Estados Unidos e contará com a presença do Embaixador de Cuba em Portugal, Eduardo González Lerner.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze