Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Autarcas e população comemoram 9.º aniversário da Vila do Samouco

Elevsam 15dez13 1 750 2500
16 Dezembro 2013

O dia 9 de Dezembro de 2004 foi novamente recordado pelos autarcas locais e pela população da freguesia de Samouco durante a cerimónia que decorreu no passado Domingo, 15 de Dezembro, no edifício da Junta de Freguesia e que assinalou o 9.º aniversário da elevação de Samouco à categoria de Vila.

Volvidos nove anos do dia em que a Assembleia da República decretou a elevação de Samouco a Vila, o Presidente da Junta de Freguesia, António Almeirim, iniciou os discursos desta cerimónia agradecendo a todos aqueles que com ele contribuíram para que esta elevação fosse uma realidade.

“Em 1976 tínhamos um sonho. O sonho de ver a nossa terra crescer, de ter mais qualidade de vida e, quiçá, um dia ser elevada à categoria de Vila. E esse sonho tornou-se realidade”, recordou António Almeirim.

Com 40 anos da sua vida dedicados às funções públicas, o Presidente da Junta de Freguesia relembrou ainda as melhorias que se têm vindo a registar na vila do Samouco, fruto das intervenções do Poder Local, ao longo dos anos, e que em muito têm contribuído para o bem-estar da população.

“Nunca é de mais repetir que havia largos em terra batida (que agora já não o são), surgiram novas ruas, praças e largos; não tínhamos instalações desportivas e agora temos um campo de futebol e um pavilhão desportivo; temos muitos equipamentos disponíveis na praia de Samouco (…) Portanto, como devem entender, é muito fácil termos orgulho na vila de Samouco”, destacou António Almeirim.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Franco, destacou o papel decisivo que os autarcas locais desempenharam nesta Freguesia.

“Deixem-me dizer-vos que Samouco foi elevado à categoria de Vila porque muitos autarcas, quer na Câmara Municipal, quer na Junta de Freguesia, tudo fizeram para aumentar a qualidade de vida no Samouco. Sem esse esforço, nada disso seria possível”, sublinhou Luís Miguel Franco.

“O Presidente da Junta de Freguesia tem quase 40 anos de exercício de funções públicas e, ao longo destes anos, demonstrou a sua competência, o seu empenho e a sua dedicação a esta comunidade e a esta Freguesia”, acrescentou ainda o Presidente da Câmara.

Na sua intervenção, Luís Miguel Franco afirmou também que o mais importante numa Freguesia ou no Concelho são, sem dúvida, os cidadãos. “A razão de ser do exercício das nossas funções são as pessoas porque são elas que representam a nossa comunidade, os nossos valores, as nossas tradições e as nossas características. E são elas que também perpetuam, para as gerações vindouras, esses valores, princípios e tradições”.

E, nesse sentido, o Presidente da Câmara reiterou que a Câmara Municipal “apesar do quadro jurídico, do quadro financeiro e do quadro social, tudo fará para continuar a apoiar as Juntas de Freguesia do Concelho. Aliás, importa sublinhar que, da parte da Câmara Municipal, tudo faremos para cumprir com os compromissos que nos propusemos no dia de 29 de Setembro e que foram sufragados maioritariamente pelos munícipes do nosso Concelho”.

A celebração do 9.º aniversário da elevação de Samouco a Vila contou com um salão repleto de munícipes, autarcas locais e representantes do movimento associativo.

Para Maria Eugénia Ferreira, ex-autarca local, a elevação de Samouco à categoria de Vila foi o reconhecer de um trabalho que foi desenvolvido na Freguesia: “Se conseguimos esta elevação foi porque a nossa terra tinha as condições, os equipamentos necessários para receber esta classificação e, por isso mesmo, esta elevação foi também um reconhecimento de todo o trabalho que foi desenvolvido pelo Poder Local”.

Da mesma opinião partilha o actual Presidente da Comissão das Festas Populares em Honra de Nossa Senhora do Carmo, Luís Maia, que relembra que foi com grande alegria que, há nove atrás, os “samouqueiros receberam esta notícia que, de certa forma, era um reconhecimento do trabalho desenvolvido”.

Para o Presidente da Associação Desportiva Samouquense, António José, o movimento associativo também beneficiou desta elevação, assim como de todo o trabalho que antecedeu a essa elevação e que levou também à criação de novos espaços e equipamentos que estão ao dispor da população.

O 9.º aniversário da elevação de Samouco a Vila prosseguiu com dois apontamentos musicais protagonizados pelo Quarteto de Violinos do Conservatório Regional de Artes do Montijo, composto pelas violinistas Ana Margarida, Carolina Pires, Margarida Vieira e Mariana Carreira, e por Herlander Medinas que interpretou alguns temas portugueses, bem conhecidos do público.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze