Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Centro Escolar de São Francisco inaugurou Biblioteca Comunitária

Bib1 cesf 1 750 2500
03 Abril 2013

A Biblioteca Escolar e Comunitária do Centro Escolar de São Francisco foi inaugurada ontem, dia 2 de Abril, numa data simbólica em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil.

Vários representantes estiveram presentes na inauguração, nomeadamente autarcas locais, como o presidente da Assembleia Municipal e os presidentes das Juntas de Freguesia de Alcochete e de Samouco, bem como representantes da comunidade educativa, entre os quais o Coordenador do Centro Escolar e o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação.

O Vereador da Educação deu as boas-vindas aos convidados, endereçando “uma palavra de particular apreço às crianças e aos pais e mães” presentes no “momento que marca o início formal do funcionamento da Biblioteca Escolar e Comunitária do Centro Escolar de São Francisco”. “Este é o momento pelo qual ansiávamos há algum tempo”, disse Paulo Alves Machado, que deu a palavra aos intervenientes na sessão inaugural.

O Presidente da Câmara Municipal fez uma retrospectiva do processo relativo à criação de uma Rede de Bibliotecas Escolares no Concelho. “Em Setembro de 2008 inaugurámos a Biblioteca de Alcochete, que se assumiu desde sempre como a âncora da leitura no nosso Concelho e depois a Câmara Municipal com todos os seus parceiros sem excepção, as escolas, as Juntas de Freguesia e a Rede de Bibliotecas Escolares, constituíram uma rede integrada de bibliotecas escolares em Alcochete”, referiu.

“Tínhamos três bibliotecas escolares iniciais, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares de Alcochete: a da Escola da Restauração, a da E.B. 2,3 El-Rei D. Manuel I e a da Escola Secundária, não esquecendo a biblioteca da Junta de Freguesia de Samouco, e hoje inovamos com o novo paradigma de Biblioteca Escolar virada para a comunidade”, acrescentou o autarca.

Luís Miguel Franco sublinhou ainda que, em Janeiro de 2012, aquando da inauguração do Centro Escolar de São Francisco, o Executivo Municipal já tinha definido “como prioridade a configuração deste espaço de excelência que é a Biblioteca do Centro Escolar de São Francisco não como um espaço fechado sobre si mesmo, mas que pudesse servir a população de São Francisco, aproximando-a da fruição da leitura e dos livros”.

Luís Miguel Franco referiu “a parceria inestimável da Junta de Freguesia de São Francisco que abdicou do espólio da sua biblioteca, disponibilizando-o para o novo espaço do Centro Escolar de São Francisco” e fez votos de que esta nova Biblioteca “contribua para que cada um de nós e principalmente cada uma das nossas crianças construam os sonhos que vão fazer das suas vidas, vidas melhores”.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de São Francisco manifestou “profunda satisfação pela inauguração da Biblioteca Escolar” e agradeceu ao Executivo camarário e à CAP do Agrupamento de Escolas de Alcochete a concretização deste projecto.

“A Junta de Freguesia de São Francisco estará sempre disponível para ajudar a enriquecer o fundo documental e tudo fará junto da sua população para promover o gosto pela leitura, incentivando-a a usufruir deste espaço”, disse António José Soares, lembrando que “ a Junta procurou no passado facultar um serviço de biblioteca à população”, conseguindo “reunir um razoável espólio documental” graças a doações dos habitantes da Freguesia.

Também a representante da Rede de Bibliotecas Escolares considerou que “a Biblioteca de São Francisco é fruto de um trabalho colaborativo de uma rede que se teceu entre a Autarquia, através da equipa do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho e de todos os professores que trabalham com e para as bibliotecas escolares”. Júlia Martins louvou ainda “o empenho das professoras bibliotecárias” e “o excelente trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares de Alcochete”.

Igualmente a presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Aida Lopes, elogiou a nova biblioteca escolar e incentivou os pais e encarregados de educação, assim como a população de São Francisco, a visitar e participar nas actividades da Biblioteca Escolar e Comunitária de São Francisco. “Esta Biblioteca Escolar é o coração da Escola e poderá também transformar-se no coração da população de São Francisco”, disse.

A inauguração da nova Biblioteca contou ainda com a participação de alunos do 3.º ano do Ensino Básico, que procederam à leitura da história “Gigante Egoísta” de Oscar Wilde e de alunos do 4.º ano, que declamaram poemas de Manuel António Pina, João Pedro Mésseder e Luísa Ducla Soares.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze