Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal já tomaram posse

Tp cma 1 750 2500
21 Outubro 2013

Na passada sexta-feira, 18 de Outubro, decorreu na Galeria Municipal dos Paços do Concelho o acto de instalação dos órgãos municipais, numa cerimónia oficial que esteve lotada e que marcou o início do mandato autárquico 2013/ 2017.

Como Presidente da Assembleia Municipal cessante, Miguel Boieiro, iniciou a sessão com o acto de instalação da Câmara da Municipal de Alcochete. Luís Miguel Franco foi reeleito Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, assumindo assim a liderança do Executivo Municipal naquele que é o seu terceiro mandato autárquico. De seguida, e enquanto membros do Executivo Municipal tomaram posse José Luís Alfélua (Lista CDU), Susana Custódio (Lista CDU), Teresa Moraes Sarmento (Lista PS), Vasco Pinto (Lista CDS-PP), Jorge Giro (Lista CDU) e Raquel Prazeres (Lista CDU).

“O resultado obtido, para além da enorme alegria e satisfação, confere-nos uma cada vez maior responsabilidade, mas deixa-nos orgulhosos, na medida em que traduz uma confiança inequívoca, por parte da população, no que diz respeito ao projecto autárquico que preconizamos e que temos vindo a implementar” começou por referir o Presidente da Câmara Municipal face aos resultados eleitorais obtidos no acto eleitoral de 29 de Setembro e do qual resultou uma maioria absoluta para o projecto autárquico CDU.

“Move-nos a dedicação à causa pública e a defesa intransigente dos interesses da comunidade de Alcochete, prosseguindo o objectivo de transformar o cidadão na razão de ser e no destinatário primordial da Política”, salientou Luís Miguel Franco.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou que não se avizinham tempos fáceis para as Autarquias Locais, tendo em conta as linhas que orientam o Orçamento do Estado para 2014. “Mais uma vez a austeridade perpetrada pelo actual Governo recai sobre a função pública e, concomitantemente, sobre os serviços públicos prestados às populações”, frisou.

Contudo, apesar dos constrangimentos que se impõem às Autarquias Locais, o autarca reforçou a vontade e disponibilidade da Câmara Municipal para continuar a pugnar pelos direitos da população de Alcochete: “Vamos continuar a concretizar uma verdadeira ‘Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Alcochete’ que perspective o futuro do nosso Concelho, com uma elevada qualidade de vida para os seus munícipes, suportada por um modelo de desenvolvimento que valorize as nossas potencialidades endógenas, que promova uma actividade económica e turística de qualidade, que reforce a capacidade e competitividade do nosso tecido económico, que desenvolva actividades de inovação e tecnologia, que valorize o nosso sistema de conhecimento, que promova a coesão do nosso tecido social e que afirme o nosso território no contexto regional, nacional e internacional (…)”.

Veja na íntegra o Discurso do Presidente da Câmara Municipal

Durante a cerimónia, e já no acto de instalação da Assembleia Municipal, Miguel Boieiro foi reeleito Presidente do órgão deliberativo do Município de Alcochete. Para a Assembleia Municipal tomaram igualmente posse os seguintes membros: Paulo Alves Machado (Lista CDU), Iolanda Nunes (Lista PS), Paula Pereira (Lista CDU), Mário Alves (Lista CDS/ PP), Fernando Leiria (Lista CDU), Bruno Soares (Lista PS), João Manuel do Valle (Lista PPD/ PSD), Natacha Patinha (Lista CDU), Rodolfo Pereira (Lista CDU), Pedro Tarú Canteiro (Lista CDS/ PP), Sónia Ramos (Lista CDU), Manuel Fradiano (Lista PS), Sérgio Duarte (Lista CDU), Fábio Bernardo (Lista CDU), Isabel Trindade (Lista CDU), Maria Amélia dos Santos (Lista PS), Patrícia Figueira (Lista CDS/ PP), Luiz Batista (Lista PPD/ PSD) e Luís Cardoso (Lista CDU). Por inerência do cargo, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Alcochete, Estêvão Boieiro, de Samouco, António Almeirim, e de São Francisco, Luís Madeira, também tomaram posse enquanto membros da Assembleia Municipal.

Após o acto de instalação da Assembleia Municipal procedeu-se à eleição da Mesa deste órgão municipal. A lista constituída por Miguel Boieiro (Presidente da Assembleia Municipal), Sérgio Duarte (1.º Secretário) e Sónia Ramos (2.ª Secretária) foi eleita com 18 votos a favor e 5 abstenções.

Durante o seu discurso, o reeleito Presidente da Assembleia Municipal, Miguel Boieiro, agradeceu a confiança que, mais uma vez, lhe foi depositada neste acto eleitoral e deixou algumas palavras sobre a missão da Assembleia Municipal para este novo mandato. “Os eleitos deverão ser os arautos dos anseios populares, os servidores das causas públicas, os zeladores do bem-estar dos munícipes, os pugnadores no combate às injustiças(…). À Assembleia Municipal nada, rigorosamente nada, será indiferente. Analisaremos e tomaremos posição, se conveniente for, sobre os assuntos prementes, susceptíveis de afectar o Concelho, a Região, o País, o Mundo”, enfatizou Miguel Boieiro.

O Presidente da Assembleia Municipal apelou ainda para uma participação mais activa por parte da população, sendo esta crucial para a existência de uma gestão partilhada: “Advogo, por conseguinte, que as pessoas devam envolver-se na gestão e ser chamadas a conhecer os meandros da governação autárquica e as suas complexidades, num crescendo de partilha de partilha de responsabilidades”.

Neste contexto, o autarca apelou igualmente para uma maior participação pública durante as sessões da Assembleia Municipal: “Devo deixar um apelo veemente aos munícipes para que participem nas sessões, (…). Precisamos que nos abasteçam de ideias, sugestões e reparos, que nos apresentem críticas, que nos transmitam emoções”.

Antes de terminada a cerimónia de instalação dos órgãos municipais, os representantes das bancadas que compõem a Assembleia Municipal também usaram da palavra. Os discursos podem ser consultados onde constam as intervenções de cada partido representado neste órgão.

Veja na íntegra o discurso do Presidente da Assembleia Municipal



Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze